GINCANA INFANTIL - TUTORIAL

Um passatempo para crianças de até doze anos de idade. Consiste em uma gincana à moda antiga, com provas previamente estabelecidas.

Instruções a serem seguidas:

Em grupos, duplas ou mesmo individual, as provas valem de acordo com o número de participantes. Ou seja, se brincarem dez crianças em duplas, por exemplo, a maior pontuação será 10 para a dupla que chegar primeiro com a prova cumprida, valendo 9 para a segunda colocada, 8 para a terceira e assim, sucessivamente.

Desta forma, as provas valerão de 10 a 1 ponto, prevalecendo a ordem de chegada. O não cumprimento da prova resulta em 0 ponto para o participante, dupla ou grupo, como já foi dito.

Será construída uma tabela com os nomes dos participantes, onde serão colocados os seus nomes (sendo dupla ou grupo, pode-se criar um nome diferente), deixando espaço para a colocação das notas.

Serão necessários ainda um apito para o grito de largada, assim que a prova for pronunciada, e um relógio ou cronômetro para contar o tempo de cada prova. Em geral, de cinco a dez minutos para cada uma dessas provas. O desenvolvimento e a participação ativa da garotada é quem determina o ritmo da brincadeira.

As provas para esse nível serão de acordo com as possibilidades da meninada, não se tornando algo difícil ou complicado de se cumprir.

Eis alguns exemplos do que poderá ser cobrado durante a gincana:

1 - Uma camisa com foto estampada de uma banda musical ou de qualquer cantor;

2 - Uma revista em quadrinhos (da turma da Mônica, por exemplo);

3 - Um chapéu de palha;

4 - Uma caneta metálica;

5 - Um jogo de dominó;

6 - Uma medalha esportiva;

7 - Uma prova de Língua Portuguesa;

8 - Uma fotografia ao lado de um cachorro;

9 - Um brinquedo de madeira;

10 - Um chaveiro de metal, com ou sem chaves;

11 - Um disco de vinil, de qualquer cantor ou banda;

12 - Uma fotografia antiga em papel, preto e branca;

13 - Uma cédula ou moeda antiga;

14 - Uma marca de batom estampada num papel;

15 - Uma fotografia ao lado de um idoso;

Essa é uma gincana de rua que pode ser aplicada em qualquer época do ano. O tipo de brincadeira que deveria ser resgatada, sempre que possível.