FOTOGRAFIA 01 - como escolher uma máquina fotográfica (passo a passo, da escolha da máquina fotográfica à edição da imagem).

1 - COMO ESCOLHER UMA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Não existe maquina boa, máquina boa é mito, existe maquina adequada para um objetivo.

1.1 - Objetivos:

a) registrar pessoas e eventos (com praticidade): celular com câmera fotográfica.

Máquinas do estilo apontar e disparar que cabem no bolso, literalmente.

Ex: Galaxy, LG G3 Stylus.

b) registrar viagens e paisagens (com praticidade): câmera fotográfica compacta.

Máquinas fotográficas com modos pré-definidos que dispensam qualquer conhecimento de fotografia.

Ex: Canon PowerShot ELPH 160, Kodak EasyShare C135, Kodak PixPro FZ41, Nikon Coolpix S3500.

c) fotografar em condições intempéricas extremas, máquina com resistência a impactos: câmera fotográfica compacta.

Máquinas resistentes ao frio, calor, água e impactos.

Ex: Canon PowerShot A4000 IS, Canon PowerShot D30, Fujifilm XP80,

Nikon Coolpix AW130.

d) fotografar pessoas e eventos; viagens e paisagens: câmera fotográfica compacta com zoom.

Ex: Fujifilm FinePix HS11, Kodak EasyShare Z981, Kodak PixPro AZ251.

e) fotografar trabalho geral: câmera fotográfica compacta com zoom.

Ex: Canon PowerShot SX170 IS, Fujifilm FinePix S2800HD, Kodak PixPro AZ251, Nikon Coolpix L330.

f) para aprender fotografia: qualquer máquina fotográfica que possua o modo manual.

Máquina fotográfica que permite manipulação da velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO.

Ex: Fujifilm FinePix S2800HD, Kodak EasyShare Z981.

g) fotografar esporte e ação: câmera fotográfica Digital Single Lens Reflex (DSLR).

Máquinas com características de entradas profissionais.

Ex: Canon EOS Rebel T5, Fujifilm FinePix S1000fd, Kodak DX6490, Nikon D3200.

h) Condições de movimento em baixa luminosidade: câmera fotográfica DSLR.

Máquinas com características profissionais.

Ex: Canon EOS Rebel T5, Fujifilm FinePix S1000fd, Kodak DX6490, Nikon D3200.

i) Trabalho fotográfico profissional: câmera fotográfica DSLR full frame

Máquinas profissionais.

Ex: Canon EOS 5DS R, Fujifilm X-T1, Nikon D750.

1.2 - O que realmente importa em uma máquina fotográfica:

a) Selagem (impermeabilidade). Em uma chuva isso pode fazer a diferença. Uma gota de água pode conter fungo e destruir a máquina por dentro.

b) Disparo contínuo (quantidade de fotos por segundo). Congela aquele momento do esporte, da dança ou ainda tira várias fotos do grupo aonde alguém piscou. A foto que ficou ruim você descarta, mas com certeza uma ficará boa.

c) Capacidade de manipulação dos três maiores componentes da fotografia que são a velocidade do obturador, abertura do diafragma e ISO. Com o passar do tempo você sentirá que os modos automáticos são limitados ao senso criativo e na hora de compor a cena precisará ter mais controle da luz. Esses três componentes serão abordados mais à frente.

d) menor ruído em alto ISO (diminuição de granulação mesmo em isso alto). ISO é a sensibilidade a luz. Em ambiente de baixa iluminação o ISO ajuda a clarear a foto, mas a partir de um determinado valor a foto fica granulada perdendo a beleza. Para resolver isso algumas máquinas vêm com um sistema de redução de ruído em alto ISO.

e) Atraso do obturador (o tempo do disparo do botão até a captura da imagem, quanto menor melhor). É aquele tempo em que você vê a cena perfeita, clica e a máquina demora uma eternidade para registrar o momento efêmero.... Se o atraso for muito longo tudo está perdido mas se o atraso for curto o registro fotográfico acontecerá no momento certo.

f) Maior duração da carga da bateria. Quem nunca descobriu que a carga acabou no melhor da festa, no melhor do passeio? Aconselho optar por máquinas que possuam boas baterias e ainda tenha uma de reserva só por segurança.

g) Tamanho do sensor/fator de corte (quanto maior o sensor melhor é a foto/quanto menor o fator de corte melhor é a foto). O sensor de uma máquina profissional DSLR herda o nome Full Frame dos antigos filmes fotográficos profissionais cuja dimensão era de 35x24 mm, deste modo ainda hoje temos o nome full frame para os sensores de mesmo tamanho. São sensores de qualidade excelente.

As máquinas fotográficas DSLRs são muito caras exatamente pela sua construção e tamanho do seu sensor. Para que houvesse uma redução no preço final foram produzidas máquinas fotográficas com sensores menores que consequentemente captam menos luz e produzem fotografias de qualidade inferior aos das máquinas full frame.

Hoje em dia são comercializadas maquinas fotográfica com diferentes tamanhos de sensores e conforme diminui esse tamanho é atribuído a eles o termo fator de corte, que significa um valor correspondente que se deve multiplicar para se obter dimensões igual ao full frame como por exemplo da Nikon que denomina seu sensor full frame de sensor FX, o sensor da Nikon imediatamente a baixo é chamado de DX e possui as dimensões 23,5x15,6 mm. Para que o sensor DX seja comparado ao FX é necessário multiplica-lo pelo fator 1,5; portanto o fator de corte do sensor DX é 1,5. O fator de corte também pode ser representado pela seguinte expressão matemática 1/1,5. O tamanho do sensor, para todas as máquinas fotográficas digitais, é a peça mais importante para que se obtenha o melhor registro fotográfico. Quanto maior o sensor mais luz ele captura e consequentemente melhor é a foto.

Obs1: Já tive vários modelos de cameras mas somente três foram marcantes, por ordem crescente foram Kodak EasyShare Z981, Fujifilm FinePix S2800HD e Nikon D5500.

Obs2: Nunca tive uma Canon.

Obs3: Quando me perguntaram se eu trocaria de marca eu respondi que não porque cada fabricante cria sua linha de equipamentos e é sempre mais barato comprar acessórios ou mudar para cameras melhores dentro da mesma marca.

Obs4: Para mim que não sou profissional não vejo diferença em fotografias para diferentes marcas de categorias concorrentes, ou seja, para mim não é a marca que faz a fotografia e sim o fotógrafo, dentro da mesma categoria e objetivo.

E agora, qual máquina fotográfica comprar? As full frame que são caras e pesadas ou as compactas que são baratas e leves mas capturam menos luz. Vá ao item 1.1 e acrescente um item para escolha do equipamento adequado para o seu perfil: quanto você está disposto ga$tar com fotografia dentro do seu objetivo?