Educação inclusiva: a deficiência como resistência acontecimental

Sinopse
Esta pesquisa aborda estudos relativos à Filosofia da Educação, tendo como objetivo tratar do tema da deficiência e suas implicações no cenário educacional brasileiro, sendo balizada por trabalhos realizados por pesquisadores prestigiados no cenário nacional no início do Século XXI, quando ocorre uma proliferação das políticas de inclusão. O escopo do tema desenvolvido reflete sobre o problema da inclusão como dispositivo de biopolítica, tendo como principal referencial teórico o filósofo francês Michel Foucault. O tema da educação inclusiva tem feito parte de intenso e recente debate em diversas áreas, com ressonâncias filosóficas e políticas. Ao adentrar a esfera do biopoder, questiona-se o processo de normalização e as funções atribuídas no tocante ao público deficiente, não mais partir de parâmetros pré-estabelecidos e respaldados por uma eficiência de escopo capitalista, mas sim partir da própria deficiência como força de transformação. Na tentativa de diagnosticar essa problemática da inclusão, a filosofia da diferença do filósofo francês Gilles Deleuze aparece também como aporte teórico. Ao otimizar outras perspectivas, envereda-se pela possibilidade de pensar a deficiência pela acontecimentalização foucaultiana, não mais por uma submissão à eficiência neoliberal, mas por uma imanência que parte da própria diferença e se faz resistência acontecimental. Link da Dissertação: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191973
Autor:
Bruno Azevedo
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Bruno Azevedo
Enviado em:
11/04/2021
Reeditado em:
11/04/2021
Classificação:
seguro
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