Doutorando em Educação pela FCT/UNESP.
Mestre em Educação pela FCT/UNESP.
Graduado em História pela UGB.
Professor.
"Quando alguém pergunta para que serve a filosofia, a resposta deve ser agressiva, visto que a questão se pretende irônica e mordaz. A filosofia não serve nem ao Estado nem à Igreja, que têm outras preocupações. Não serve a nenhum poder estabelecido. A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém não é uma filosofia. Ela serve para incomodar a besteira, faz da besteira algo vergonhoso. Não tem outra serventia, a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento em todas as suas formas."(Gilles Deleuze)
"Talvez saiba melhor do que ninguém por que só o homem ri: só ele sofre tão profundamente a ponto de precisar inventar o riso. O mais infeliz e melancólico animal é, como é justo, o mais alegre."
(Friedrich Nietzsche)
"Um violinista isolado comanda a si mesmo, uma orquestra exige um maestro."
(Karl Marx)
"O problema do começo em filosofia foi sempre considerado, com razão, como muito delicado, pois começar significa eliminar todos os pressupostos."
(Gilles Deleuze)
Desejamos apaixonadamente que haja uma outra vida onde sejamos iguais ao que somos aqui neste mundo. Mas não refletimos que, mesmo sem esperar a outra vida, nesta daqui, no fim de alguns anos tornamo-nos infiéis ao que fomos, ao que desejaríamos imortalmente permanecer. Ainda sem supor que a morte nos modifique mais do que essas mudanças que se dão no curso da vida, se nessa outra vida encontrássemos o eu que já fomos, desviar-nos-íamos de nós mesmos, como dessas pessoas com quem já nos demos mas que não avistamos de há muito e cuja conversação agora não me seria mais que importunidade e constrangimento.
(Marcel Proust)