STF define 40g de maconha como limite que separa uso de tráfico Migalhas

STF define 40g de maconha como limite que separa uso de tráfico

Migalhas

212.137 seguidores

27 de junho de 2024

"O sábio pesa os sistemas na balança dos princípios, não na dos resultados."

Rui Barbosa

Uso x Tráfico

Ontem, finalizando julgamento histórico, STF definiu que 40g de maconha ou seis plantas fêmeas é o critério que separa o porte de cannabis para uso do porte para tráfico. O consenso, alcançado pelos ministros nos bastidores, utilizou a gramatura prevista na legislação do Uruguai. Além disso, a Corte proferiu extensa tese. Confira.

Impactando vidas

Ministro Barroso, antes de retomar o julgamento, reiterou a legitimidade do STF para julgar a descriminalização e definir quantidades de maconha, tendo em vista que a Corte é destinatária de diversos HCs requerendo a soltura de presos por porte de drogas.

Na prática

O que acontece, então, com quem estiver portando até 40g da erva? Veja quais são os efeitos práticos da decisão.

"Regra de confusão"

Durante a prolação da tese, o item três do enunciado, que trata da ação policial ao identificar posse de cannabis para consumo, gerou debate entre os ministros. Alexandre de Moraes entendeu que a redação não favorecia a atuação dos policiais no cenário de descriminalização e chamou a "regra de transição" do ilícito penal para o administrativo de "regra de confusão". Confira aqui as sugestões práticas do ministro.

Com a palavra, o relator

Em entrevista exclusiva à TV Migalhas, ministro Gilmar Mendes avalia os efeitos da descriminalização da maconha e o suposto ativismo do STF.

Dia de festa

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 01/07/2024
Código do texto: T8097361
Classificação de conteúdo: seguro