Carta aos estudantes de direito

Esta é uma publicação do Juiz de Direito Samer Age, de Brasili, que reproduzo por ser de muita valia aos estudantes de direitos.. Ao final faço apenas um adendo.

CARTA AOS ESTUDANTES DE DIREITO

Na minha graduação, gostaria de ter recebido esta carta. Com muitas sinceridades, eu a redigi. Por favor, leia-a. Comecemos pelas verdades.

1ª. Você entrou em um mercado supersaturado. Leia: S-U-P-E-R. Não, não dá para comparar com outro. O curso de direito tem 1.154.751 alunos (censo da educação superior de 2017). Isso, fora quem já se formou e ainda não passou na OAB. Então, ou você acorda durante a graduação, ou o desemprego será seu despertador.

2ª. Direito é o melhor e o pior curso que existe. Alguém pode cursar direito, fundar um escritório com faturamento anual de milhões, concluir pós-doutorado na Europa e escrever sessenta obras respeitadas pela elite jurídica. Já, outra pessoa faz direito e não encontra emprego. Tudo bem, ela encontra, depois de muito sufoco e OAB na mão, a seguinte proposta: R$ 1.200,00 + vale alimentação. Para advogar? Para advogar. E a tabela da Ordem? Pois é, vida real.

Então, como você vai cuidar dos seus estudos? Seguem sugestões:

1ª. Não espere nada dos seus professores. Alguns são excelentes, eu sei. Mas só você pode estudar. É possível formar-se em direito sem saber nada. Nada. Nada. Então, é você quem deve buscar conhecimento ininterruptamente.

2ª. Para cada disciplina, leia, pelo menos, uma doutrina aprofundada completamente. Resumos foram feitos para quem já leu tudo, no mínimo, uma vez.

3ª. Vá a todos os congressos, seminários e palestras de alto nível que puder. Nesses ambientes, você aprenderá temas novos, se inspirará em grandes profissionais, conhecerá outra dimensão da ciência jurídica.

4ª. Se não tiver dependentes, ocupe todos os seus horários. Todos. De manhã, de tarde e de noite. Faça a tríade: faculdade, estágio e estudo. Descanse aos sábados e domingos. Agora é a hora.

5ª. Estude três horas por dia, com ou sem prova. Lembre-se: você está estudando para a vida.

Adendo:

Por fim, saiba: concurso público não é carreira, é meio para exercício de uma carreira.

Se você observar as sugestões acima e decidir por uma carreira pública, serão enormes suas chances de aprovação.

Em verdade, quase ninguém tem disciplina nos estudos.

Para os disciplinados, as portas se abrem. Isso é mais do que uma esperança, é uma verdade.

Mas lembre-se, irás lidar com fatos humanos; logo, sejas absurdamente curioso para ganhar experiência;

tente entendê-los com amparo na filosofia, psicologia, na sociologia, na política etc;

mais, como todo fato ou causa jurídica de pedir situa-se no passado, lembre-se que terás que reconstruir o objeto de sua interpretação;

logo, terás que ser um exegeta;

viu só, o Direito não é uma ciência primária; mas se assim entender decore livros que lograrás sucesso em concurso, não serás um bom servidor público, mas quem liga.

Gxp 06.21

Milton Biagioni Furquim

Milton Furquim
Enviado por Milton Furquim em 04/08/2023
Código do texto: T7853043
Classificação de conteúdo: seguro