Reverbera-Trio, o novo estilo poético que surgiu

Esta é uma nova categoria que eu criei no dia 05 de abril de 2021, mas por razões diversas, só agora estou tornando-a pública. Chama-se Reverbera-Trio (ou ReverberaTrio). O Reverbera-Trio é formado, como o próprio nome diz, por tercetos, ou seja, três versos (linhas) em cada estrofe. Chamam-se estrofes os bloco de versos (linhas). Neste caso a estrofe é formada por três versos (linhas).

Cada verso começa com a palavra que terminou o verso anterior, como se estivesse fazendo uma Reverberação, uma repetição.

Esta figura de linguagem usada, ou seja, de repetir as palavras do fim de um verso no início do verso seguinte é chamada de ANADIPLOSE. Uma das mais antigas figuras de linguagem. Ela data da Idade Média, muito usada no Classicismo e no Barroco. Escrevi um texto sobre ela na Teoria Literária aqui do Recanto das Letras.

 

O Reverbera-Trio termina com a mesma palavra que começou o primeiro verso do poema. Ou seja, ele começa e termina com a mesma palavra. E deve ter um título. 

Os versos não precisam de métrica fixa, mas não podem ter mais do que doze sílabas poéticas. E podem ou não rimarem entre si, com qualquer combinação.

 

RESUMO:DAS REGRAS (Decálogo do Reverbera-Trio)


1. O nome do experimental é ReverberaTrio.
2. É formado por tercetos (3 versos ou linhas)
3. Cada verso ou linha começa com a mesma palavra que terminou o verso ou linha anterior.
4. Não são necessárias rimas, mas são desejáveis.
5. Cada linha (verso) não pode ter mais de doze sílabas poéticas.
6. Pode ter quantas estrofes (blocos de versos ou linhas) quiser, mas é desejável que tenha entre quatro e seis, isto é, é desejável que tenha no máximo dezoito versos (linhas).
7. A última palavra da última linha (verso) do Reverbera-Trio deve ser, necessariamente, a primeira palavra (sem contar o título) do Reverbera-Trio. Ou seja, o Reverbera-Trio começa e termina, necessariamente, com a mesma palavra.
8. Deve ter necessariamente um título.
9. Não é necessário que cada terceto (conjunto de três versos ou linhas) tenha um sentido completo. Este pode completar-se nas próximas estrofes.
10. O Reverbera-Trio é uma modalidade poética criada por Alberto Valença Lima no dia 05 de abril de 2021.

Que tal compor também um Reverbera-Trio?
Crie o seu Reverbera-Trio e poste no Recanto das Letras como Experimental Geral pois o Recanto das Letras ainda não está aceitando novos experimentais.


Ao postar seu poema, deste Experimental, coloque, entre parêntesis, por favor, (Reverbera-Trio), ao lado do Título

 

Abaixo estou postando também o link de um vídeo para quem quiser ver de forma mais demonstrativa, o que fazer para compor um Reverbera-Trio.

 

https://youtu.be/5Oepyes56RA
_____
Nota

A imagem usada é de uma propaganda de um objeto da loja Elo7 e pode ser obtida no link a seguir.


Reverba Trio - Album by Reverba Trio | Spotify

Caso esta imagem esteja ferindo os direitos de alguém, favor entrar em contato e será excluída de imediato.




JUSTIFICATIVA

Usei-a por ser uma imagem da capa de um álbum de músicas de um conjunto com o nome de Reverba Trio, muito parecido com o título criado por mim para este experimental, sem ter nenhum contato anterior com tal imagem ou nome. Escolhi este nome para o experimental, pois ele dá ideia de repetição, daí o nome Reverbera, que é sinônimo de repete, reproduz,  e é formado por tercetos (três versos). Daí o nome TRIO.
 

 

Registros

Enviado em 18/08/2021

Editado em  26/05/2022

Reeditado em 28/08/2022

Reeditado em 08/12/2023

Reeditado em 02/02/2024

Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 18/08/2021
Reeditado em 02/02/2024
Código do texto: T7323377
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.