1a. Parte-A TRANSPARÊNCIA LITERÁRIA- Uma reflexão sobre um texto de Josemar Bessa

Josemar Bessa nos apresenta um texto elucidativo sobre "arte" que conduz a uma reflexão sobre a TRANSPARÊNCIA DE SIGNIFICADO DA OBRA LITERÁRIA, especificamente relacionada à POESIA DOS POETAS HERMÉTICOS ITALIANOS: Giacomo Leopardi, Eugênio Montale,

Giuseppe Ungaretti,Quasímodo, Alda Merini, Pirandello e outros que os sucederam. Enquanto a individualidade de cada um possa ser analisada

particularmente, antes de mais nada, convem rever alguns conceitos fundamentais por exemplo: qual o significado de arte, a universalidade da arte, a validade da transparência lírica e finalmente o conteúdo literário do hermético.

A interpretação do conteúdo literário das obras poéticas parece uma impossibilidade de decodificação à priori, sob pena de um esvaziamento temerário, ou decodificação desvirtuada de uma obra

destinada a possibilitar a indivíduos diferentes, a reconstrução ou co-autoria, que o trabalho original possibilita numa leitura individual que se possa, caleidoscopicamente ser feito em repetidas leituras, seja para um mesmo indivíduo em diferentes instantes, seja para pessoas diversas.

Construir sentidos, reorganizar as metáforas. Metáforas são conceitos e para Gustav Bachelard, o filósofo-poeta, as imagens são superiores às metáforas. Aquelas negam´se a explicitar determinados conteúdos resguardando a sua subjetividade.

O tema da "explicitude" da obra de arte deve ser analisada em relação ao público alvo, cuidando-se claro de preservar os aspectos didáticos de seu conteúdo.

Existe OBRA UNIVERSAL, ou seja, aquela capaz de produzir uma unanimidade de aceitação para público de culturas diversas? É provável que não, mas se pode reconhecer como UNIVERSAL aquela

capaz de mobilizar conceitos estéticos. O objeto estético contempla as percepções intelectuais,, emocionais, filosóficas e culturais, não podendo ser reduzidas a um conjunto de regras sem levar em conta

o tempo e suas circunstâncias, o que nos obriga constantemente à necessidade de rever nossas percepções estéticas.

Sendo a imaginação uma das facetas mais misteriosas do homem, esta constitui-se como o elo de ligação entre o consaciente e o subconsciente, onde ocorre grande parte dee nossa atividade mental.

(Continua)

permiano colodi
Enviado por permiano colodi em 04/08/2011
Reeditado em 06/08/2011
Código do texto: T3139868