O que é um Microconto?
 
Os microcontos constituem-se em nova vertente da microliteratura, consagrada pelo escritor guatelmateco Augusto Monterroso. Uma das suas mais célebres obras, "O dinossauro", é considerado o menor conto da literatura mundial: "Cuando despertó, el dinosaurio todavía estaba allí" - "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá". O repto em destaque é contar alguma coisa em pouquíssimas palavras de calculados toques.

Deve-se ressaltar que os microcontos, tanto na forma quanto no conteúdo, diferem-se dos poetrix, dos haikais e das meras frases soltas. Um microconto caracteriza-se por ser micronarrativa, que prima pela concisão e brevidade e causa no leitor um efeito de impacto. Esse impacto pode ser provocado pelo essencial, que permanece no ar e se confunde ao ritmo da atmosfera, pela forma de narrar ou, ainda, pela linguagem sedutora do autor.

Conquanto sejam buliçosas as diretrizes, optei/prefiro, nessa minha nova aventura literária, realizá-los em, no máximo, 150 caracteres (contando espaços, letras e pontuação). Não obstante, realizo alguns mais extensos, mas nunca com mais de 300 caracteres.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 22/01/2011
Reeditado em 24/04/2018
Código do texto: T2744696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.