Site do Escritor no Recanto das Letras:
http://www.silviamota.com.br
Centro de Pesquisa Jurídica Sílvia Mota, no ar desde 2002,
agora na Plataforma do Recanto das Letras:
http://www.silviamota.com.br/publicacoes.php?categoria=3
Idealizadora, Criadora e Mantenedora das Redes Socioculturais: Portal PEAPAZ e Portal Belas Artes Belas, que estiveram ativas entre 2010 a 2023.
Portal PEAPAZ: Poetas, Escritores e Artistas do Amor e da Paz
Portal Belas Artes Belas: publicações exclusivas de Sílvia M L Mota
Instagram:
@belasartesbelas_silviamota
@juliafashion_carioca
Facebook:
https://www.facebook.com/silviamotapoeta
Será uma honra receber-te!
*******************************************************
Em 1951, do amor gerado ao som inigualável do piston de Geraldo Sílvia Mota e à escrita dos versos incandescentes de Mariinha Mota, em Piquete, interior de São Paulo, pequenina cidade encravada aos pés da Serra Mantiqueira, nasce SÍLVIA MOTA. Aos 18 anos parte para o Rio de Janeiro com a finalidade de cumprir seus estudos, e, aos 28 anos de idade, casa-se com Arnóbio Felinto, com o qual tem três filhos: Arnóbio, Gabriel e Rafael.
Expressa-se no mundo das Belas Artes Belas através da música, poesia e pintura. Na adolescência consagra-se declamadora e vence alguns concursos de literatura no Vale do Paraíba; estuda acordeon no Conservatório Musical Santa Cecília, em Lorena (1969) e, mais tarde, consolida linguagem pictórica no Núcleo de Aprofundamento em Pintura do Parque Lage, no Rio de Janeiro (1994).
Nomeada Embaixador Universal da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - France & Genève Suisse, em 16 de novembro de 2009. Humanista, converteu-se ao Budismo de Nitiren Daishonin em 1984, sob o desafio de contribuir para a concretização da Paz Mundial. É Medalha do Mérito Cultural Fluminense de Belas Artes, Secretária Geral da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE) e criadora de vários espaços no mundo virtual, entre esses: Portal Sociocultural Interdisciplinar Poetas e Escritores do Amor e da Paz (PEAPAZ), Enciclopédia Virtual de Bioética e Biodireito, Centro de Pesquisa Jurídica Sílvia Mota e Belas Letras Belas.
Não obstante possua Tese aprovada por unanimidade em Exame de Qualificação ocorrido no dia 15 de junho de 2005, na UGF-RJ, por motivo de força maior, interrompe o Curso de Doutorado naquele mesmo ano. É Mestre em Direito Civil pela UERJ, graduada em Direito pela UCAM-Ipanema, graduanda em Letras pela UNESA e mestranda em Bioética pela UNEATLÂNTICO.
Em 2006, publica a obra Trabalhos acadêmicos: metodologia e apresentação gráfica, que se encontra esgotada. Possui capítulos de livros publicados, além de artigos científicos em periódicos científicos relevantes, tanto no mundo real quanto no mundo virtual.
É criadora do site Centro de Pesquisa Jurídica Sílvia Mota (CENPESJUR), que desde 2002 exibe vasto repertório técnico-científico, relevante para fundamentar inúmeros temas na área do Direito e em outras áreas do conhecimento. Há 16 anos seu material didático para formulação de Projetos de Pesquisa e Monografias Científicas é referenciado por diversas universidades. Em 2000 oferece graciosamente à UNESA, o conteúdo de um Caderno de Pesquisa para a disciplina Metodologia dos Estudos Universitários. À mesma época, o material didático publicado na Internet passa a ser referencial aos alunos da UNESA e UVA, na construção dos seus TCCs. Em 2001 é convocada a criar o Manual de Monografia do Curso de Direito da UERJ.
Entre os trabalhos profissionais oferecidos, realiza levantamento de todo o material bibliográfico e documental necessário ao bom desenvolvimento do trabalho científico, facilitando o trabalho dos profissionais que não possuem tempo suficiente para fazê-lo. Estrutura pesquisas de campo de acordo com as necessidades sugeridas pelo tema.
Mantém em constante atualização seus espaços virtuais. Os trabalhos publicados, científicos e literários, são referenciados por autores de renome. Escreveu cerca de 30 apostilas didáticas sobre temas jurídicos, que destacam: legislação, literatura jurídica dos mais renomados autores, jurisprudência sobre os temas desenvolvidos e direito comparado, nos momentos em que se faz necessário. Por apresentarem o diferencial de rica pesquisa suas apostilas são adquiridas por professores de cursos jurídicos, que as utilizam como norteadoras das suas aulas. Atua no desenvolvimento de banco de questões jurídicas.
PERSONAL WRITER NA ÁREA DO DIREITO
Desde 1996 atua especificamente na orientação de Projetos de Pesquisa e Monografias para Cursos de Graduação e Pós-Graduação, em diversas áreas do conhecimento, com ênfase no Direito. Destaca-se como personal writer de diversas autoridades no mundo jurídico, contribuindo para seu ingresso em em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu do país. O acompanhamento se faz em parceria com o autor e abarca a escolha do tema, problematização, levantamento bibliográfico e coleta de dados, análise dos dados, formulação dos resumos, escrita provisória/final e revisão do texto de acordo com as regras vigentes da ABNT.
PERSONAL WRITER NA ÁREA LITERÁRIA
Aos 14 anos destaca-se na criação de poemas que traduzem as histórias de amor vividas por suas amiguinhas. Escuta-as, emociona-se e poetiza-as. A partir dos 16 anos publica seus escritos no jornal da pequena cidade onde nasceu, arrebata prêmios em literatura e sobe aos palcos a declamar poemas e a executar ao seu acordeon músicas da sua própria autoria. A partir de 1985 acompanha profissionalmente os autores na realização das suas obras poéticas, imprimindo-lhes o toque final, sem jamais alterar-lhes a essência.
A autora mantém em constante atualização 38 blogs poéticos, que exibem as mais diversificadas formas de poesia e textos da sua autoria: soneto alexandrino, poetrix, haikai, tanka, fibhaiku, palíndromo, concreto, biopoema, acróstico, indriso, trova, crônica, conto, microconto, entre outras.
Blogs Poeta e Escritora do Amor e da Paz:
http://silviamotapoeta.blogspot.com
Acrósticos: http://silviamota-acrosticos.blogspot.com.br/
Biografias: http://silviamota-biografias.blogspot.com.br/
Biopoesia: http://silviamota-biopoesia.blogspot.com.br/
Cartas: http://silviamota-cartas.blogspot.com.br/
Contos: http://silviamota-contos.blogspot.com.br/
Cordel: http://silviamota-cordel.blogspot.com.br/
Crônicas: http://silviamota-cronica.blogspot.com.br/
Duetos: http://silviamota-duetos.blogspot.com.br/
Epígrafes: http://silviamota-epigrafes.blogspot.com.br/
Eu e meus filhos: http://silviamota-mae.blogspot.com.br/
Fantasia: http://silviamota-fantasia.blogspot.com.br/
Fibhaikus: http://silviamota-fibhaikus.blogspot.com.br/
Glosas medievais: http://silviamota-glosasmedievais.blogspot.com.br/
Haikais: http://silviamota-haikais.blogspot.com.br/
Indrisos: http://silviamota-indrisos.blogspot.com.br/
Juventude: http://silviamota-juventude.blogspot.com.br/
Letrix: http://silviamota-letrix.blogspot.com.br/
Limeriques: http://silviamota-limeriques.blogspot.com.br/
Microcontos: http://silviamota-microcontos.blogspot.com.br/
Palíndromos: http://silviamota-palindromos.blogspot.com.br/
Plêiades: http://silviamota-pleiades.blogspot.com.br/
Poemas concretos: http://silviamota-poesiaconcreta.blogspot.com.br/
Poemas livres: http://silviamota-poemaslivres.blogspot.com.br/
Poemas visuais: http://silviamota-poemavisual.blogspot.com/
Poetrix: http://silviamota-poetrix.blogspot.com.br/
Publicações: http://silviamota-publicacoes.blogspot.com.br/
Reflexões poéticas: http://silviamota-reflexoes.blogspot.com.br/
Poemas regionais: http://silviamota-poemaregional.blogspot.com.br/
Rondel: http://silviamota-rondel.blogspot.com.br/
Poemas sensuais: http://silviamota-sensuais.blogspot.com.br/
Poemas sufi: http://silviamota-poemasufi.blogspot.com.br/
Sonetim: http://silviamota-sonetim.blogspot.com.br/
Sonetos: http://silviamota-sonetos.blogspot.com.br/
Tankas: http://silviamota-tankas.blogspot.com.br/
Tautologias: http://silviamota-tautologias.blogspot.com.br/
Teoria Literária: http://silviamota-teorialiteraria.blogspot.com.br/
Tisanas: http://silviamota-tisanas.blogspot.com.br/
Triolé: http://silviamota-triole.blogspot.com.br/
Trovas: http://silviamota-trovas.blogspot.com.br/
Alguns blogs encontram-se em fase de criação, para divulgação da minha produção intelectual.
Grupos Culturais e Intelectos:
2017- Membro da International Writer and Artists Associations (IWA). Membro indicado pela presidente da Associação em epígrafe, Teresinka Pereira. Certificado: 26 de abril de 2017.
2016-2019- Membro da Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL). Cadeira: 63. Patrono: Mariinha Mota - desde 12 nov. 2016.
2009- Embaixador Universal da Paz pelo Círculo Universal dos Embaixadores da Paz - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - France & Genève Suisse, em 16 de novembro de 2009.
2008-2009 Secretária Geral da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE).
2009- Poeta Del Mundo (página 33): https://www.poetasdelmundo.com/continent/america/POETS-1611377541-5615
Últimos Diplomas e Medalhas:
2016 FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES (FEBACLA) - Comenda Mérito Histórico Giuseppe Garibaldi. Cerimônia: São Gonçalo, 11 de novembro de 2016.
2016 FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES (FEBACLA). Diploma Mérito Escritor Mario de Andrade. Cerimônia: São Gonçalo, 11 de novembro de 2016.
2016 FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES (FEBACLA). Diploma Personalidade do Ano 2016. São Gonçalo, 11 de outubro de 2016.
2016 SARAU DE ARTES E POESIAS DE PRIMAVERA. Medalha de Ouro e Diploma correspondente. Poema: "Poeta Suicida". Primeiro Lugar. Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Niterói, Rio de Janeiro.
2015 SARAU DE ARTES E POESIAS DE INVERNO. Medalha de Ouro e Diploma correspondente. Poema: "Requinte". Primeiro Lugar. Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Niterói, Rio de Janeiro.
2009 MÉRITO CULTURAL FLUMINENSE DE BELAS ARTES. Associação Fluminense de Belas Artes. Niterói, Rio de Janeiro. Cerimônia realizada em: 22 de dezembro de 2009.