Letrix



Letrix é uma das diversas formas do poetrix reconhecidas pelo MIP (Movimento Internacional Poetrix).

Segundo Goulart Gomes, o criador do Poetrix num artigo publicado no Grupo de Poetrix mantido no Facebook pelos organizadores do movimento, Letrix é um poetrix em que o título, que deve ter até 7 letras, é disposto verticalmente e as estrofes, horizontalmente, separadas por duas barras (//). Essas estrofes são poetrix com no máximo 17 sílabas poéticas cada uma.

Cada poetrix (estrofe) vai ser inserido ao lado de cada letra do título, ou seja, um letrix pode ser formado por até sete poetrix. Estes poetrix podem ser de um só autor ou de mais de um.

Quem estruturou, sistematizou e batizou o Letrix com este nome foi Marco Bastos.

A criação do estilo surgiu de uma conversa virtual entre Pedro Cardoso Machado, Patrícia Essinger, Rejane (Mel) Britto e Marco Bastos na noite de 11/05/2006. Entre os criadores do Letrix há ainda Sandra Mamede, registrada como tal no MIP.

Quando se originou naquela noite, o poetrix era um pouco diferente do que é hoje. Quem quiser conhecer a história, pode ler o relato do próprio criador do letrix, o poeta Marco Bastos, no link a seguir.

Hitória do LETRIX (Por Marco Bastos)

Há várias formas de letrix que são praticadas pelos poetrixtas. Os poemas podem ser individuais ou coletivos (compartilhados), com ou sem acróstico, simples e plenos, duplixados, triplixados, multiplixados. 

Exemplos:

Letrix simples:

M
U
L
H
E
R

Lady na rua // Puta na cama // Amada no peito.

(Alberto Valença Lima)

C
A
V
A
L
G
O

Quadris rebeldes // estribos leves // te quero chucro

(Rejane (Mel) Britto)

Letrix com Acróstico é este do link abaixo, em que os poetrix têm seu primeiro verso iniciado pela letra do título dos poetrix. Pode ser um ou mais poetrix, todos com o mesmo título. Pode ser individual ou coletivo. Veja no link abaixo o exemplo.
Observação:
Ainda não compreendi muito bem o que sejam Letrix plenos, duplixados, triplixados, etc. Quando tiver melhor compreensão, voltarei aqui para complementar este artigo.

FONTE-
- MIP - Movimento Internacional Poetrix - http://www.movimentopoetrix.com.br/
- LETRIX - Nascimento e primeira sistematização. Primeiros poemas. Atualizações. Disponível em https://www.recantodasletras.com.br/teoria-literaria-sobre-poetrix/156107 conultado em 05/05/2018
- Forma múltipla do poetrix: Letrix (Mardilê Friedrich Fabre) disponível em https://www.recantodasletras.com.br/teoria-literaria-sobre-poetrix/1546145 consultado em 05/05/2018.
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 14/05/2018
Reeditado em 20/05/2018
Código do texto: T6336214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.