Ficou...
Ficou em mim teu olhar.
Tatuado em meu coração.
E o que veio despertar.
Mudou a minha razão.
Agora eu sou pura emoção.
E já não tenho como negar.
Ficou em mim teu olhar.
Tatuado em meu coração.
A solidão consegui driblar.
Quando fiz nova reflexão.
Agora já não irei chorar.
Tenho uma nova direção.
Ficou em mim teu olhar.
****************************************************
O que é um rondel?
É uma variação do francês “Rondeau” (plural = rondeaux). É um poema de estrutura rígida, composto sempre por duas quadras e uma quintilha, de modo que os dois primeiros versos da primeira quadra repitam-se no final da segunda, e o primeiro verso da primeira quadra feche a quintilha e, conseqüentemente, o poema. As rimas podem seguir, também, uma estrutura fixa, do tipo ABAB BAAB ABABA, mas a métrica é livre (o dicionário Houaiss diz: “(...) sem esquema fixo de rima ou de metro”.
Quanto às suas origens, remontam ao período medieval. O rondel possui uma clara semelhança com a “bailada” galego-portuguesa e com a balada provençal, ambas medievais. Especula-se, ainda, sobre sua possível origem latino-medieval, dada a existência de rondéis latinos, e também se tem pensado que se trata de forma popular adaptada às modas da corte.
É um termo também usado na música clássica (rondó) e designa um movimento no qual um tema é repetido periodicamente, com ou sem modificações, no padrão A B A C A D, etc., onde A é o tema recorrente e B,C,D, etc.são temas ou desenvolvimentos diversos.