Autores

Perfil

  Meu nome é Giovânia Correia de Jesus ou para alguns Edelweiss da poesia, pseudônimo que carinhosamente recebi em um acróstico da querida amiga e poetisa Nadir D'Onofrio.
Nasci no Brasil, no Estado do Ceará, na cidade de Barbalha, conhecida como a cidade dos verdes canaviais e dos casarões coloniais, em um dia 09 de novembro, morei em minha terra Natal apenas 6 anos e estou no Brasil só que na capital do Estado de São Paulo desde a idade de 19 anos, e a primeira vez que morei em São Paulo eu tinha apenas 3 anos,entre idas e voltas tenho um total de 9 anos de Ceará e 42 de São Paulo.
Sou filha de pais cearenses, meus familiares também são todos de lá, só tenho um irmão, mas o mesmo nasceu em São Paulo, ele é Bacharel em Comunicação Social, pós graduado na Língua Portuguesa, professor de portugês e coordenador no ensino médio, minha mãe é aposentada no Estado como professora, lecionou para o ensino fundamental 1, a mesma é pedagoga e terapeuta reiki de nível 2, e meu pai era aposentado e autônomo, trabalhou até o momento de seu óbito no dia 04 de julho de 2017, essa é minha família.Ah...e raízes, falando delas, o meu avô materno Francisco Willy era primo da escritora Rachel de Queiroz por parte do pai dele, e ela por sua vez pelo lado paterno era da estirpe dos Alencar (sua bisavô materna - "dona Miliquinha"- era prima do escritor José de Alencar, acho que está nas veias gostar de escrever.
Sou divorciada e tenho uma filha Marina Teresa e três netos:Luna, Analua e Noah que são as maiores riquezas da minha vida.
Sempre gostei de redigir os frutos do meu pensamento, começei a escrever aos 11 anos, contos, histórias e lendas, e aos 14 anos entreguei-me de corpo e alma ao mundo poético, sempre lendo muito: Fernando Pessoa, Carlos Drummond, Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Raimundo Correia e Auta de Sousa, poetas que sempre cativaram minha alma e o meu coração, e hoje descobri uma nova paixão, acabei me apaixonando pelos sonetos da poetisa Florbela Espanca, e confesso que ela, está na minha lista como uma das poetisas que mais gosto.
Cursei até o quarto semestre de Teologia, sou graduada em Letras, especialização em português, español e libras. Sou  de família tradicional católica onde sempre respeitei mas também nutro grande carinho, respeito e amor pelo Kardecismo e a filósofia budista, e hoje tenho a maturidade de dizer que eu respeito todas as religiões, todavia atualmente eu me considero uma espiritualista, não tenho um rótulo religioso, após ter passado por algumas veredas, e procuro levar aonde vou um pouco de amor, e carinho aos corações entristecidos. Sou também terapeuta teiki de nível 2, e escrevo em versos os frutos do meu pensamento, sempre procurando fazer de minha vida uma constante poesia. As maiores riquezas de minha vida: Minha filha,minhas duas netas: Luna , Analua , meu netinho Noah , minha família e meus amigos que são poucos, mas especiais.
Meu passatempo preferido: Ler, redigir, tocar violão e ouvir músicas, apesar que também aprendi piano aos 7 anos, trombone aos 15 ,mas é o violão que acabei pegando um maior apreço aos 21 anos,gosto de todos os gêneros musicais, pois acho que cada um deles tem algo de especial, sua mensagem própria.
Estou em alguns sites da internet, entre eles: "Movimento Poetas del mundo", "Portal Cen"...


Meu lema: "Eu canto porque o instante existe e minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta." (Cecília Meireles)

        

Assim sou eu...
Giovânia Correia


Assim sou eu...
Poetando a minha vida.
Em cada verso,
e em cada canção,
deixando aflorar
minha emoção mais sentida.
Assim sou eu...
Menina, adolescente, mulher.
Descrevendo a cada verso,
tudo que meu coração mais quer.
Assim sou eu...
A cada lágrima,
encontrando uma rima.
Pois ela em sua essência
muito, muito me ensina.
Assim sou eu...
uma aprendiz em meus devaneio 
mostrando ao mundo
os meus mais desejosos anseios.
Assim sou eu...
apenas eu...
caneta na mão,
para mais uma nobre missão.
Assim sou eu...
sou verso, sou prosa, sou canção.
Colocando em cada poesia.
O meu sonho,
emoção  e razão !