O ANO ERA 1857...
Quando Bentinho se esconde atrás da porta para ouvir a conversa de seus parentes (e do agregado José Dias) a respeito de seu futuro no seminário ou não, o narrador (personagem, diga-se de passagem) nos situa e diz que aquele era o ano de 1857. Inevitável foi fazer a pergunta: Pois bem, o que acontecia no Brasil e no mundo nesse ano?
Olha só, a primeira informação que encontro é sobre uma greve nas fábricas de Nova Yorke, nos EUA, exigindo melhores condições de trabalho e de vida e coisa e tal. Bem, hoje em 2024, quase meia centena de categorias de servidores públicos federais estão em greve (O STJ desceu a caneta declarando ilegal a greme do IBAMA), inclusive, as universidades e institutos federais de todo país acabaram de sair de uma greve de mais de 100 dias. Inclusive, essa greve nos “Esteites” é o germe do dia 8 de março, dia internacional da mulher.
Em 1857 o mundo ainda estava envolto na grande epidemia de Cólera. Só no Rio de Janeiro morreram 4% da população (pode parecer pouco, mas lembre=se que a população naquela época era só uma pequena fatia daque é hoje). Em Recife, nos cemitérios públicos teve dia de se enterrar mais de 100 pessoas por dia, mortos em decorrência da doença. E isso nos lembra que acabamos de atravessar algo parecido. A pandemia do Covid-19. Dava para ter diminuído os estragos? Dava! Dava para ter morrido menos gente? Dava !Mas o cheiro das fortunas dos turistas das festas de ano novo e do carnaval é muito sedutor. Infelizmente o preço foi bastante alto. Mas bão se esqueça que agora estamos atravessando uma onda de Dengue, que já ceifa, entre os confirmados e os suspeitos, quase 5.000 vidas. "Mas nem se compara com a Pandemia!" TODA VIDA IMPORTA!
Beirando 1857, ali em março de 1856, temos o fim da guerra da Crimeia. Isso mesmo, não estou falando da guerra que está acontecendo hoje, não. É uma que ocorreu no século XIX. Esse ciclo da história chega a ser asssutador.
Agora, falando de coisa boa, foi também em 1857 que foi emancipa da cidade de Caruaru, em Pernambuco! Só a título de comparação, dentro da boa rivalidade, Campina Grande alcançou o posto de cidade em 1864, sete anos depois da cidade do segundo maior São João do Mundo.