O FRUTO PROIBIDO
Leia também: A NUDEZ DE NÓE-https://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/7698226
Essa semana, na catequese infantil, a meninada estavam preparadas para o que desse e viesse. Eu havia pedido no encontro anterior, que eles pesquisassem na Bíblia os assuntos que eles tinham amis dúvidas. E deu certo. Foi uma saraivada de perguntas que, por pouco, quase pedi para ir ao banheiro e corri para minha casa. Mas, fiquei em pé. Firme. Tendo a humildade de falar claramente que eu não sei de tudo e que há assuntos que eu preciso estudar mais um pouco.
E qual foi a primeira pergunta? "Onde está escrito na Bíblia que o fruto proibido do jardim era a maça?" Essa pareceu fácil, pois a Bíblia não nomeia a espécie do fruto proibido. No capítulo 3 do livro de Gênesis, logo nos primeiros versículos, vemos que o tal fruto proibido recebe apenas o nome de "fruto" e o que sabemos mais é que a sua árvore ficava no meio do jardim, e só. Mas, não deu para ir direto para a próxima pergunta...
"Tio, então de onde surgiu a maça? " Pronto. Foi aqui o momento em que exerci a humildade e disse que,naquele momento, eu não sabia a resposta , mas que iria pesquisar e que no próximo encontro a gente retomaria o assunto. E, durante a semana, separei um tempinho e fui pesquisar, na internet, claro, já que a livraria do Vaticano fica um pouco longe.
No primeiro site que vejo, já me deparo com meia dúzia de informações. E descubro que a princípio, não havia uma unanimidade sobre a espécie do fruto. Alguns achavam que fosse, pera, figo, trigo, româ, uva.., Vejam que era uma variedade considerável. Na versão em Hebraico, a palavra usada para designar o tal fruto é apenas "peri" que significa: fruto! Não havia muita curiosidade da parte deles em saber qual foi o tipo da fruta. E eu também acho! O mais importante foi a consequência daquela ação: A desobediência e o pecado e o seu salário, como diz São Paulo, A MORTE! Mas, se uma criança tem uma dúvida, não vamos desprezar a sua curiosidade. E sai pesquisando mais.
Encontrei que uma informação que lança luz ao assunto! No século IV, o papa Dâmaso I, pediu que Jerônimo fizesse a tradução da Bíblia do hebraico para o latim. E aqui, se inicia a jornada da maça. Durante a tradução, o escriba usou a palavra "malus" para se referir à mal, mas, por ironia do destino, "malus" também significa, pasmem, MA-ÇA! Voilá!!! A partir daí, outros obras de influência na literatura e nas artes passaram a dá o lugar do fruto proibida à maça.
O site ainda traz a ideia da maça por meio de uma pintura de Michelangelo (1508) e obra de John Milton, o "Paraíso Perdido", de 1667, ambos, tanto o pintor, quanto o escritor, ajudaram a popularizar essa ideia de que o fruto proibido fosse a maça. NO final deste texto, coloco uma parte da imagem da obra pintada por Michelangelo. Dá pra ver que a serpente está dando algo para a mulher; é a suposta maça.
Por hora, acho suficientes essas informações, talvez, num futuro breve eu me debruce e traga mais detalhes sobre esse tema. E que Deus abençõe nossas crianças.
(O pecado original e a expulsão do paraíso, retratando a perdição de Adão e Eva no Jardim do Éden, 1508-1512, Michelangelo, Teto da Capela Sistina, Vaticano.)