O TEXTO, O COMENTÁRIO E SUA FUNÇÃO SOCIAL

Amigo leitor, amiga leitora, como não é novidade, todo escritor escreve para ser lido. Está bem, retiro a generalização e coloco o "quase todo", eu me incluo no todo sem problema algum. E tenho até sorte neste quesito. Recebo muitas leituras e comentários de amigos, familiares e recantistas amigos e outros curiosos. Ligando o que eu  disse acima com  um dos livros que estou estudando acrescento: escrever é uma atividade, e essa atividade tem uma função social. Na verdade, Fábio Durão diz isso se relacionando à crítica literária, mas eu amplie o objeto para o escrever.

 

Quando escrevo coloco parte de mim nos meus escritos. Por exemplo, ao ler na biografia de Machado que a sua família morava de agregada na casa de uma família rica eu me lembro de quem? Do Agregado José Dias! E quando ele trabalhava como interino no ministério da agricultura de qual outro interino eu me lembro? Seu Pádua, o pai de Capitu. E quando leio "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria", dito por Brás Cubas, será que esse seria o próprio pensamento do Machado, que não teve filhos? Então, a primeira tese que apresento é esta. E a segunda?

 

A segunda é: Por ser o ato de  escrever e de publicar   possuidor dd uma função social, isto é, tem uma relação com o outro, podendo ser uma única pessoa ou o mundo inteiro, estou pronto a ser criticado? Esse é o ponto chave que me despertou interesse. O ser criticado.

 

Todo comentário que recebo em um texto, seja aqui no recanto ou demais plataformas, é uma crítica. Nada mais é do que outro indivíduo interagindo com o meu texto. Aprendi que se o leitor realiza o ato de ler o meu texto e o guarda para si, introspecta algum ponto, isso é a simples interpretação; agora, se ele expressa essa interpretação, ai nasce a crítica.

 

Tenho um outro texto aqui na plataforma que falo sobre comentar no texto dos outros escritores. Dos melindres e o pisar em ovos, porque uns escritores são mais delicados, outros mais exaltados, uns mais sensíveis e outros mais aberto.

 

Fiz um comentário há um tempo numa poesia.  Brotaram haters quase pedindo minha exclusão da plataforma. Peguei o mesmo comentário e postei na minha escrivaninha e recebi elogios. Então, este certo cuidado tenho quando estou na plataforma alheia, redobrei mais depois desse episódio. Mas, e quando o alvo das críticas são os meus textos?

 

Será que estou apto a receber uma critica que me faça crescer ou quero  o "show", "Bom demais", Isso, ai"? Ou apenas alguém que concorde comigo? Eu prefiro a sinceridade. Tal qual crianças, como vamos crescer se somos tratados como bebês a todo momento? Mas, a barreira de manter uma paz ( se eu tivesse apenas colocado um "show na poesia do outro escritor eu teria feito um amigo, mas como esbocei algo além...). A crítica me faz crescer, auxilia-me. Agora, não é uma crítica como já recebi umas vezes: "Que bosta de texto" ou "Vai aprender a escrever" ou até mesmo " sabe nem usar um pronome, seu analfabeto". Não que seja de todo mentira, mas é deselegante. Poderiam ter dito isto mais de outra maneira: " Amigo, seu texto carece de elementos básicos como coesão e coerência entre os períodos e os parágrafos, o que o torna sem sentido" ou "Nobre amigo, em que pese a sua boa vontade em se dedicar a arte da escrita, pratique mais a leitura de uma boa gramática e leia mais aqueles autores que você se identifica para ter uma melhor escrita". Isso é construtivo. Ajuda a orientar àquele que está começando ou a outro que mesmo tendo já uma caminhada nas letras, apresenta alguns vícios que precisem ser aparados.

 

Agora, tem uma categoria de texto que o pessoal preza por uma interação e criticam de forma clara e construtiva é o pessoal dos contos de terror. Não é a minha praia. Talvez depois me dedique a essa categoria, mas eu li uns textos por lá e me surpreendi com o nível de comentários realizados. Analisando o texto. Expondo pontos forte e fracos. Fazendo relação com outras obras. Dando dicas para melhor a escrita e enredo. Depois eu percebi que isso também se dava por causa de uma competição literária que aquela categoria promove e que uma das regras é comentar no texto dos outros competidores, mas isso em nada desmerece a crítica feita. Já se enveredarmos por algumas outras categorias é um completo "Show!" sem fim.

 

LEIA TAMBÉM

EU DIANTE DOS LIVROS E DO MUNDO

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7704941

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 27/01/2023
Reeditado em 31/03/2023
Código do texto: T7705203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.