"Aí vindes

outra vez, inquietas sombras...?"

 

Está frase é citada por Dom Casmuro no capítulo 2 do livro e ele atribui a Fausto, que ainda não conheço. Mas, confio em Casmuro que a frase existe e que pertence a quem ele diz pertencer. Mas, por quê ele faz essa citação?

 

No contexto do livro ele está falando da construção da réplica da casa de Mata- cavalo. E, enquanto ele fala vão lhe surgindo lembranças da vida aquela época. Acredito que no livro Casmuro tenha contado apenas o essencial e o que lhe fosse conveniente. Que seja. Enquanto ele rememora as lembranças ele as percebe como sombras.

 

Levemos em conta que o narrador é um Bentinho já idoso. O livro conta a história de Bentinho pelo próprio Bentinho. Ele olhando para ele mesmo. A percepção de mundo, as relações entre os personagens do enredo é na visão do personagem principal. Isso, em tese, poderia viciar todo o livro. Torna-lo inválido. Não servido para nada senão pesobdr papel. Talvez esses fantasmas são aquilo que ele deixou de contar ou a mentira dita e até mesmo a verdade ausente e que no momento que ele pega a pena, lhe saltam aos olhos. Os fantasmas.

 

Que fantasmas maior que aquele que assolam os infanticidas? Quase que Bento mata o filho que julga não ser seu. E o uxorologo? Quase que ele também mata a própria esposa. Se não está expresso no livro o desejo ceifar a vida de José Dias por "intrometer-se" na sua vida relembrando à mãe a promessa de metê-lo no seminário, ele quis esguelar prima jistona quando esta insinua que Capitu está namorando outros meninos e, nem a mãe escapou do seu desejo assassino. Embora tenha se arrependido depois de ter pensado nisso.

 

O que não faltavam era fantasmas para assombrar o velho Bento. Talvez se ele pagar as dívidas das milhares de ave Marias que deve à Nossa Senhora, ele consiga um pouco de paz, mas só temporariamente.

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

 

14- VOCAÇÃO É TUDO

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 10/12/2022
Reeditado em 25/01/2023
Código do texto: T7668964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.