DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

Peço perdão ao amigo leitor. Por quê? Dei um salto na história de Bentinho e já estou no capítulo 116. Confesso que estou a procura de qualquer, por menor que seja, indícios de traição.

 

Antes de entrar no assuntos do capítulo 116 vou fazer uma recapitulação com você. Lembram-se do companheiro de seminário de Bentinho? Ele se casou com a Sansha, melhor amiga de Capitu. Ao passo que Bentinho casou com seu amor Capitu.

 

Ezequiel e Sansha tiveram filho primeiro. Uma menina. E o nome? Capitolina, a Capituzinha. Uma homenagem à amiga. Anos depois foi a vez de Betinho e Capitu retribuir a homenagem. O nome do filho: Ezequiel.

 

Enquanto o menino ia crescendo, um talento ia sendo desenvolvido. Era um excelente imitador. Imitava todo mundo. Fazia os trejeitos de rima Justina, José dia, D. Glória, e a melhor imitação de todas: O Ezequiel Escobar.

 

As imitações eram reprovadas por seus pais. Na verdade, mais por Capitu do que por Bentinho. O pai as vezes se pegava rindo e tinha que ser repreendido para não incentivar as marmotas do pequeno.

 

Mas, na verdade, a imitação de Escobar incomodava Bentinho. Imitava muito bem os trejeitos dele. O jeito dos pés e dos olhos. Era tão bem imitados que a pulga da dúvida coçava a orelha, ou a testa, de Bentinho.

 

Em um diálogo com José Dias, Bentinho pergunta o porquê de D. Glória estar diferente. Até o tratamento com o pequeno Ezequial mudou. José Dias fala que é uma percepção errada apenas. Bentinho suspeita que a mãe também suspeita de algo.

 

Em uma visita em família a casa da sua mãe, José Dias passa a chamar Ezequial de "Filho do Homem", uma referência bíblica, mas que chateou Capitu. Que homem? Ele é filho de Bentinho. E repreendeu José Dias. Mas, por quê repreendeu com tanta ênfase uma brincadeira de José Dias? E, era mesmo uma brincadeira ou José Dias só estava sendo irônico? A dúvida já está lançada: Ezequielzinho imita os trejeitos de Escobar ou tem os trejeitos dele? Bentinho, que já não é mais aquele menino de 14 anos, está com dúvidas. Pelo que já li eu também tenho minhas dúvidas.

 

Prometo ao leitor que escreverei sobre os assuntos que deixei para trás. Um tema interessante são os encontros inexplicados entre Capitu e o amigo Ezequiel Escobar. Até a próxima.

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

12-DOM CASMURRO: A inscrição

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

 

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 16/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7651107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.