DOM CASMURRO: AS ARMAS DO HOMEM...

"Um dos erros da Providência foi deixar ao homem unicamente os braços e os dentes, como

armas de ataque, e as pernas como armas de fuga ou de defesa." Transcrevo aqui um trechinho do livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Estas palavras foram ditas por Bentinho em ocasião de visita a sua mãe e dando por falta de Capitu, recebe de prima Justina a resposta de que a jovem provavelmente estaria namorando. Pronto. Foi o suficiente para a turbina do ciúme ser ligada dentro de Bentinho.

 

Pode acreditar que o rapaz ficou enlouquecido. Saiu de si a ponto de desejar dar cabo à vida de prima Justina. E, foi nesse contexto que ele proferiu a frase que trago na abertura do texto.

 

Não sei como era a relação do brasileiro do sexo masculino no século XIX com a traição, mas hoje, com certeza, alguém diria ao Bentinho que o homem sem chifre é um animal desarmado. Não sei como o Bentinho reagiria a brincadeira, mas, todos sabemos quer pela leitura do livro ou por meio de peça, filme ou mini série que o Bentinho só não foi mais corno que o Rei do Gado ( outro sinônimo para homens corneados).

 

Estou na página 123 do livro Dom Casmurro. Até agora nada de traição, apenas ciúmes de Bentinho da sua musa. O personagem futuro traidor já apareceu e estão estreitando a amizade no seminário. Quando a traição vai acontecer e, se vai acontecer, ainda não sei. Pessoalmemte, acho Capitu muito suspeita. Talvez, eu tenha sido contaminado por José Dias e suas opiniões... Enquanto não se chega no clímax da história vou compartilhar um meme que vi dias desses na Internet é que me lembrou do Bentinho.

 

Uma mensagem no zap dizia que colhemos tudo o que plantamos. Um internauta respondeu que plantou amor e colheu chifre. Outro respondeu logo em seguida: "É que para nascer os frutos precisa-se dos galhos." Eu ri com esse diálogo. Não sei se Bentinho também riria.

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

12-DOM CASMURRO: A inscrição

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 09/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7646043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.