DOM CASMURRO: A RUA ONDE TODOS MORAVAM

Pergunta rápida: qual o nome da rua onde Bentinho morava quando jovem?

 

É para responder rápido!!! Se não souber pegue o livro e vá ler de novo. " E tu não vai contar não qual o nome da rua?" Vou. " Então vou esperar."

 

Ahhh, mas, enquanto você não pegar o seu livro e procurar o nome da rua onde morava Bentinho, sua mãe D. GLÓRIA, sr. José Dias, tio Cosme e prima Justina, eu não início o texto. Na verdade, o texto já iniciei, mas eu não conto o nome da rua.

 

"Rua Mata-cavalo." Agora sim, eu posso processeguir com o objetivo principal do texto: explorar a rua onde Bentinho morava.

 

Como eu já falei em um texto anterior, o Brasil tem o talento natural de mudar o nome dos seus logradouro. E a rua Mata cavalo já não existe mais. Na verdade, até existe, mas com outro nome, rua Riachuelo.

 

Certo, a nomeação atual é uma homenagem a uma batalha que ocorreu no sul ( não vou me prolongar no tema pois nunca estudei essa batalha na minha vida e confesso que de Riachuelo só conhecia as loja- o que não me impede de depois pesquisar sobre). A batalha, claro, merecia ser eternizada em nome de ruas, com estátuas dos seus generais e heróis, coisa e tal. Mas, tinha logo que ser a rua Mata Cavalos? Logo a rua do Bentinho!!!

 

Vou ao Google fazer minhas pesquisas para engrossar o caldo do meu texto e encontrei a justificativa para se chamar rua Mata cavalo. Cavalos morriam por lá. Mas, calma. Lá não era um abatedouro clandestino de Cavalos e afins para se dizer carne de charque.

 

Lembra-se que estamos no século 19? Pois, bem. Qual era o transporte mais comum nessa época? Os veículos puxados por Cavalos, as charretes ou o próprio cavalo como animal de montaria. E, havia tanta dificuldade dos animais trafegarem por essa rua que alguns chegavam a morrer de tanto esforço. Por isso, o nome Mata cavalo.

 

Eu, se fosse o prefeito da cidade ( o Rio já tinha prefeito nessa época?) Fui da outra googlada e descobri que, o primeiro prefeito do Rio de Janeiro só foi empossado em 1889, ou seja, no ano da proclamação da República, assim, pelo menos dessa o prefeito se livrou. Isso só deve ter sido obra do governador, ou mesmo do Imperador.

 

Um site de história conta que nesta rua moravam pessoas afortunadas em belas casas ajardinadas. Uma dessas devia ser a casa de D. Glória, a mãe de Bentinho.

 

Já que, pelo que lembro e, posso até escrever em outro texto depois, o pai de Bentinho era alguém importante e da alta classe. Um deputado. Então, deviam morar em um ambiente de ricos como a rua Mata cavalos. Se bem que, quando eles foram morar lá, D. Glória já estava viúva.

 

Agora, me veio uma ideia à mente. Mas, claro, que o nome Mata Cavalo não combina com a cara da riqueza, não acham? Como uma pessoa da alta sociedade, dono de muitas posses, pertencente á aristocracia da realeza poderia morar numa rua chamada Mata cavalo. "Onde vossa senhoria mora?" Eu moro perto dos arco, onde futuramente vai passar o bondinho... na rua que dá acesso á zona norte... " " Onde vai passar a linha de trem e a futura estação Central do Brasil... " E que vai virar um filme famoso que vai até concorrer a um Oscar..."Sim!!! Na rua Mata cavalo! Pronto, envergonhado o ricão acena com a cabeça, mas sem antes dizer que o nome estava para mundar, e que já tiveram até audiência com o imperador e que ele prometera mudar o nome para Rua Riachuelo...

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

12-DOM CASMURRO: A inscrição

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 31/10/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7640149
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.