Tentando ler Platão

Desde 2007 carrego comigo um livro que peguei emprestado de um amigo: A República de Platão. Entre umas folheadas e outras, nunca, acredito eu, passei das 10 primeiras folhas. Aleatoriamente, já li a parte que fala do mito da caverna. Mas, creio que o que eu saiba sobre essa parábola sejam mais do que já ouvi sobre do que eu realmente li. Mas, agora estou lendo, de verdade. Pelo menos tentando.

Venci o primeiro livro. Aliais, a estrutura do livro é dividida em 10 livros, caso você esteja o lendo na versão da Martin Claret impressa em 2005, essa informação está na página 320.

Como eu estava dizendo, acabei de ler o primeiro livro, o que dá 32 páginas. Dependendo do texto, essa quantidade de páginas eu leio em 10 minutos ou uma semana. E foi exatamente sete dias que levei para concluir tal leitura. Nossa, George, como você ler lento!!!! Verdade. Muito terrível essa velocidade de leitura. Uma vergonha. Os gurus da leitura dinâmica estariam se coçando. Mas, tenta ler aí tu também!!!

Mas, não dá pra ler e digerir as riquezas das informações contidas neste texto de uma pegada só, pelo menos não eu. E, enquanto eu li, eu me lembrava de uma palestra do professor Clóvis de Barros Júnior, era como se ele estivesse ao meu lado perguntando se eu não teria brio. " Como que alguém escreve algo que eu não sou capaz de compreender? O Cara já teve o trabalho de desenvolver toda a ideia e eu não consigo nem compreender...?" Era exatamente assim que me senti.

Peguei um caderno, um lápis, um marca texto amarelo e outro verde e o livro. Estava pronto para ir à guerra intelectual. Platão e Sócrates não brincariam mais com a minha capacidade cognitiva. Mas, aprendi que a armadura não faz o guerreiro (talvez eu tenha criado um provérbio popular, que talvez com a sua ajuda se popularize um dia). Então, aderi à técnica do Jake e fui por partes, ou melhor, linha a linha, deixei de lado toda e qualquer pretensão e orgulho e fui engatinhando no texto.

Finalmente consegui ler as 32 primeiras paginas, que é o primeiro livro. Se estou pronto para seguir em frente com a leitura? Confesso que vou dá um tempinho, talvez uma semana de descanso para os meus neurônios. Depois eu volto contando o que eles discutiam, por hora, é só isso.

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 25/06/2022
Reeditado em 25/06/2022
Código do texto: T7545685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.