A Moreninha

Filho de Severino de Macedo Carvalho e Benigna Catarina da Conceição, Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, no Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1820. Ainda em sua cidade natal iniciou a atividade jornalística que jamais abandonaria. Em 1844, ano da sua formatura em Medicina, profissão que jamais exerceria, foi o mesmo ano da publicação desse livro. Padecendo de problemas mentais, Joaquim Manuel de Macedo, falecera no dia 11 de abril de 1882, na cidade do Rio de Janeiro.
Filipe, estudante de Medicina, fizera um convite para Augusto, Fabrício e Leopoldo, amigos do curso de medicina, para passarem o feriado de Sant’Ana, em uma ilha, na casa da sua avó Sra. Ana. Estariam presentes também, a irmã de Felipe Carolina, suas primas e duas amigas da anfitriã.
Todos, reunidos na casa, de repente, os três amigos tecem comentários sobre a instabilidade de Augusto, nas suas relações amorosas que não duram quinze dias. Diante dessa situação, Filipe faz uma aposta afirmando que se Augusto, saísse da ilha sem ser afetado pelo cupido, ele escreveria um romance, caso Augusto se apaixonasse, quem iria escrever o livro, seria ele, Augusto.
Augusto estava convicto que ganharia a aposta, e que Felipe teria que escrever o livro. No entanto, o feitiço alcançou o feiticeiro, Augusto acabou perdidamente apaixonado pela Moreninha, Carolina, irmã de Filipe, pedindo-a em casamento logo em seguida.
Esse livro, na época fez um imenso sucesso, impulsionando a carreira de escritor de Joaquim Manuel de Macedo.
 
ISBN – 978-65-509-7005-5
Principis, Jandira, SP, 2020
Terceira edição
176 páginas

 
 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 03/07/2020
Reeditado em 03/07/2020
Código do texto: T6994567
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.