Os Trabalhadores do Mar

Víctor-Marie Hugo nasceu no dia 26 de fevereiro de 1802, na cidade de Besançon-França e faleceu na cidade de Paris-França no dia 22 de maio de 1885. Foi considerado o “Homem do século” tendo participado de todos os grandes eventos ocorridos no século XIX na França. Começou sua carreira aos quatorze anos escrevendo poesia, aos vinte anos já era um escritor famoso por suas peças teatrais. Foi quando começou a escrever os seus romances que tinham um apelo social muito forte.
Esse romance conta a história de Gilliatt, jovem rejeitado na ilha de Guernesey, que devido aos seus conhecimentos sobre a natureza é considerado um feiticeiro.
Lethierry é um homem que tem duas paixões em sua vida: sua sobrinha Déruchette, que ele criou como sua filha e o seu navio a vapor, que ele batizou como Durande. Num certo dia, o navio do marinheiro naufraga em um rochedo. Transtornado pela perda do navio, Lethierry oferece a mão da sua sobrinha para quem conseguisse resgatar a Durande.
Gilliatt que por toda sua vida, fora apaixonado pela bela jovem, aceitou o desafio, partindo em busca do navio naufragado. Ao retornar da sua aventura, resgatando a Durande, flagrou sua amada, fazendo confissão de amor para o sacerdote Ebenezer. Esse fato deixara Gilliatt muito abalado, perdendo toda a sua empolgação para com Déruchette. Diante desses fatos, resolveu encorajar sua amada a casar com o sacerdote. Assim que o casal de pombinhos partiu para as núpcias, Gilliatt resolve dar fim a sua vida, suicidando.
Victor Hugo é um dos mestres da Literatura Mundial, inclusive mentor do melhor romance que já li “Os Miseráveis”,  no entanto, como adoro finais felizes, o jovem Gilliatt assertivamente casaria com Déruchette, dessa forma honraria o acordo.
 
ISBN – 978-85-380-9220-9
Principis, Jandira, SP, 2019
Tradução – Machado de Assis
368 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 23/06/2020
Código do texto: T6985250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.