Um conto de duas cidades

Charles John Huffam Dickens nasceu em Landport, Inglaterra, em 7 de fevereiro de 1812 e ficou conhecido como o mais famoso romancista inglês da era vitoriana. Adotou como estilo em sua escrita a denúncia e a crítica da sociedade da sua época. Entre as suas obras de maior sucesso está Oliver Twist.
Um conto de duas cidades é um romance em serviço da crítica social. Essa obra foi baseada na história da Revolução Francesa, do historiador Thomas Carlyle, na qual Dickens faz uma abordagem das sociedades inglesa e francesa no período que antecede a Revolução Francesa, mostrando o impacto gerado em todas as camadas sociais. A maioria dos acontecimentos ocorreram entre 1775 e 1793, época em que a nossa famosa Guilhotina ficou muito famosa, pois naquele espetáculo macabro, dezenas e mais dezenas de pessoas perdiam diariamente as suas cabeças.
Esse romance é bem interessante, aliado à historicidade, o autor é competentíssimo e foi muito feliz no desenvolvimento da trama.
A história inicia com Lucie Manette e Jarvis Lorry indo ao encontro de Alexandre Manette, que tinha sido recentemente libertado da Bastilha, depois de uma longa prisão. O médico aguardava sua filha, na Taverna de Ernest Defarge, seu antigo servo, no subúrbio de Saint Antoine, em Paris.
Lucie Manette é uma jovem de porte pequeno, esguia e bela com um par de olhos azuis. Sua beleza fez tanto sucesso, que no decorrer da viagem, três cavalheiros encantaram-se com ela. No entanto, o jovem Charles Darnay que conquistou o coração da jovem formosa. Esse jovem por ser de família aristocrata, foi muito perseguido durante a revolta. Sendo que por três vezes teve que deparar com o julgamento. Nas duas primeiras conseguiu ser inocentado, livrando da guilhotina. Na terceira vez, não teve o mesmo sucesso, estavam conspirando contra ele, e infelizmente foi condenado à morte.
O fim da trama fechou com chave de ouro, com uma cena de redenção que emociona qualquer coração. Devido a esses julgamentos Charles conhecera Sidney Carton, fora um dos que ficaram encantado por Lucie. Desde então nascera uma amizade entre os dois cavalheiros, mas talvez pela afeição devotada a Lucie, Charles ficou mais reservado. A impressão era que Sidney procurava uma oportunidade, para demonstrar a Charles sua verdadeira amizade. E foi justamente na época que Charles seria guilhotinado, que Sidney teria sua oportunidade de provar a sinceridade do seu apreço e teve a misericordiosa ideia de substituir Charles na hora da sua execução.
Sidney tinha uma certa semelhança com o esposo de Lucie. E ele estava presenciando, o quanto sua amada estava sofrendo com a possível morte do esposo. Então ele arquitetou um plano, onde ele substituiria Charles momento antes da execução. Contando com a ajuda de Barsad, um dos carcereiros, seu plano alcançou êxito. E com sua morte, pode restabelecer a felicidade da sua amada. Nota 1000.
 
ISBN – 978-65-509-7038-3
Principis, Jandira, SP, 2019
Tradução – Amanda Moura
352 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 21/06/2020
Código do texto: T6983324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.