Senhora

 Cazuza nasceu no ano de 1829 em Messejana no estado do Ceará, no dia dos trabalhadores e vindo a falecer no dia 12 de dezembro de 1877. Essa alcunha era usada por José Martiniano de Alencar que tinha o mesmo nome do pai. Ainda criança, mudou para a capital do império, Rio de Janeiro onde o pai foi exercer o cargo de senador. Cazuza foi fruto da união de um padre com sua prima, Ana Josefina de Alencar, essa união era bem aceita pela sociedade, pois o mesmo largou a batina para cuidar da família.  Ao longo de sua vida, José de Alencar foi advogado, político, escritor e polemista. Aos 35 anos José de Alencar se apaixona e casa com Georgiana cochrane filha de um inglês riquíssimo com a qual teve 6 filhos. Ele foi considerado pelos historiadores como o principal escritor do romantismo brasileiro.
          A história tem como protagonista a bela Aurélia que é filha de Pedro de Sousa Camargo e neta do autoritário e sisudo Lourenço de Sousa Camargo, um coronel de escravos que vivia isolado em suas terras no interior. Não reconhecia o filho como herdeiro, mas pagava o seu curso de medicina. No Rio de Janeiro, Pedro se apaixonou por Emília Lemos, uma pobre orfã. Como Pedro não se dava muito bem com o seu pai, resolveu fugir e casar às escondidas. Quando o pai toma conhecimento desse fato manda buscar o filho de volta para a fazenda, tendo que viver separado da esposa, mas mesmo assim continua sua relação com Emília e tiveram dois filhos: Emílio e Aurélia. Só que com o tempo Emílio não resiste a uma enfermidade e faleceu, ficando apenas Aurélia. Quando o pai insiste em fazer um novo casamento do filho, Pedro foge para um rancho onde é acometido fatalmente por uma enfermidade e morre.
          Enquanto isso Aurélia vai crescendo e vivendo na maior pobreza, sofrimento esse que só veio aprimorar mais e mais o caráter refinado que a moça tinha. Na adolescência ela começa a namorar com o seu grande amor Fernando Seixas, só que nesse intervalo de tempo Fernando recebe um dote de 30 contos de réis e se ver obrigado a terminar seu namoro com Aurélia e passa a namorar com Adelaide. Fato esse que magoou bastante Aurélia.
          Enquanto isso o pai de Pedro, recebe na sua fazenda uma maleta com todos os pertences de Pedro e uma carta explicando ao seu pai do casamento que ela tinha com Emília e dos seus dois filhos, perde perdão para o pai e roga para que o mesmo não deixe a sua família passar por dificuldade. Sabendo dessa notícia o avô parte em busca da família que não conhece e logo quando ficou conhecendo Aurélia, teve por ela um amor tão grande, que fez com que ela fosse herdeira de todos os seus bens que totalizava em torno de 1000 contos de réis, sendo que logo depois que  ficou conhecendo Aurélia, veio a falecer, ficando Aurélia dona de toda fortuna do avô como única herdeira, como ela não tinha ainda 21 anos, ficou o seu tio Lemos como tutor da sua herança, e praticamente é aí que começa a trama da história.
          O livro é dividido em quatro partes: O Preço com treze capítulos, Quitação com nove capítulos, Posse com dez capítulos e Resgate com nove capítulos.
          Através desse romance, José de Alencar, vai relatar a hipocrisia que há na sociedade, onde a moça pobre Aurélia. Agora é dona de uma herança invejável e passa a ser assediada por todos na sociedade da corte, e decide colocar em prática um plano para vingar do seu ex noivo.
          Aurélia sem que Fernando saiba que é ela, pede o seu tio para oferecer um dote de 100 contos de réis para que ele possa casar-se com ela. Inicialmente Fernando não aceita, mas precisando de 20 contos de réis para providenciar o enxoval da sua irmã, ele resolve aceitar o dote, desfazendo outra vez o noivado com Adelaide.
          Quando ele fica sabendo que é com Aurélia que irá casar, tem uma surpresa muito grande, mas diante de tudo que aconteceu no passado, não ver possibilidade alguma que esse casamento possa ser feliz e resolve apenas, fazer tudo sistematicamente em conformidade com a vontade de Aurélia que era sua dona, sendo que o mesmo se sentia como um escravo. Só o que Fernando não sabia, que mesmo diante do seu abandono. Aurélia continuava amando-o, mas antes de tudo, irá fazer de tudo para humilhá-lo, principalmente jogando em sua cara que ele tinha-se vendido e que ela era dona dele e que o mesmo não passava de um escravo, que deveria em qualquer momento fazer as suas vontades. Só que nesse tempo que eram casados, dormiam em camas separadas, não havendo a contração das núpcias.
          A trama toda do livro vai se desenvolvendo nesse casamento de fachada e as humilhações que Aurélia expunha Fernando, até que em um certo momento, o marido conseguiu um certo dinheiro e com esse veio propor o fim desse casamento fantasioso. Nesse momento, Aurélia ver que pode perder o único homem que ela amou em toda a vida, uma vez que os 100 contos de réis foram devolvidos a ela, e então, ela larga toda arrogância, toda soberba, e resolve se humilhar aos pés do seu amado, rogando para que ele não a deixe, somente aí que Fernando fica sabendo que ela ainda o ama e finalmente as núpcias são contraídas.
          Trama muito bem-feita. José de Alencar é um grande escritor, pena que literatura brasileira é apenas pedida de forma obrigatória e enfadonha nas escolas, e pouco interesse tem tido os brasileiros por literatura tão rica e tão nobre.
 
ISBN – 978-85-943-1893-0
Principis, Jandira, SP, 2019
Terceira edição
240 páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 19/06/2020
Código do texto: T6981453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.