Dom Casmurro

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 1839. Era filho de um mulato pintor de parede e uma lavadeira. Sofria de epilepsia, gagueira e era muito tímido. Sua principal virtude foi o autodidatismo. Não teve a oportunidade de realizar os estudos regulares, no entanto, sua determinação e perseverança, iria fazer desse jovem carente, um dos principais talentos da Literatura Brasileira com uma obra muito vasta, entre elas: Contos Fluminense, Helena, Iaiá Garcia, Quincas Borba, Memórias póstumas de Brás Cubas, Ressurreição e tantas outras. Machado de Assis veio a falecer no dia 29 de setembro de 1908.
O romance tem como narrador-personagem Bento Santiago tenta restabelecer na sua velhice uma conexão com o seu passado. A narração começa na casa que vivera sua infância, na Rua de Matacavalos, mês de novembro, no ano de 1857, onde conta a história do amor e das
desventuras que vivera com Capitu, personagem bastante enigmática.
Bentinho e Capitu eram vizinhos de infância, época em que começa esse amor. Bentinho, devido uma promessa de sua mãe, seria enviado para o seminário onde estudaria Teologia. Para que a união do casal não fosse afetada, antes da sua viagem para o seminário, os dois fazem um pacto, onde no futuro se casariam. No seminário Bento fica conhecendo Escobar e se tornam grandes amigos.

O suposto adultério ocorrido entre Capitu, esposa de Bentinho e Escobar, seu melhor amigo, é o tema central desse romance. Machado de Assis elaborou uma trama tão bem alinhavada, que perguntas ficaram no ar: Capitu, afinal de contas, é culpada ou inocente?  Poderia a morte de Escobar ser encarada como um suicídio? 

 
ISBN – 978-85-943-1860-2
Principis, Jandira, SP, 2019
Terceira edição
208 páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 13/06/2020
Código do texto: T6975765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.