O Espelho e outros contos

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839. Era filho de um mulato pintor de parede e uma lavadeira. Ficou órfão muito cedo, sendo criado pela madrasta Maria Inês. Sofria de epilepsia, gagueira e era muito tímido. Como não tinha condições para estudar, estudou por sí próprio, revelando-se um excelente autodidata. Somente, a partir da sua consolidação na carreira burocrática, pôde iniciar sua vasta produção literária.
Esses contos que acontecem na sociedade carioca do final do século XIX serve de retrato para o autor. Entretanto, ao invés de se fixar no local, à moda dos escritores românticos, Machado de Assis alcança temas universais, como a aparência versus a essência, a instabilidade moral dos indivíduos, a loucura e a lucidez, o ciúme, a ganância, a crueldade e os jogos de interesse. O livro é composto de quinze contos, sendo que A carteira, A mulher de Preto e o Enfermeiro, foram os que achei mais interessantes. É o segundo livro de contos que leio de Machado de Assis, todavia confesso que gostei mais dos Contos Fluminenses.
 
ISBN – 978-85-943-1879-4
Príncipis, Jandira, SP, 2019
176 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 09/06/2020
Código do texto: T6971948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.