O Guarani

José Martiniano de Alencar é natural de Messejana, no Ceará, onde nasceu em 1829. Era filho de senador homônimo, que era ex-padre. Por causa do cargo político do seu pai, o escritor, juntamente com a sua família mudou-se para a Corte e lá recebeu a educação primária e secundária. Fez o curso de Direito em São Pulo, de 1845 até 1850. Sua obra literária é extensa, estão entre seus livros: Lucíola, Iracema, Cinco minutos, a Viuvinha e Til.
Esse romance narra-se a história de Peri, um índio Goitacá que se apaixona por Cecília, uma menina clara, filha do fidalgo português dom Antônio de Mariz com dona Lauriana. O amor do jovem índio é como uma obsessão, uma idolatria, total devoção a sua amada, ao ponto de abandonar sua tribo, sua família, para velar por sua senhora.
Peri possui as características de um nobre cavaleiro, já Cecília, sua amada e “dona” era a Senhora a quem ele devia toda obediência, Peri se portava de tal maneira, que como um escravo, a sua vontade era servir a sua dona e amada. Apesar do índio agir dessa forma, Cecília o via como amigo, no entanto, Peri se mostrava irredutível, não mudando o seu comportamento.
José de Alencar foi muito feliz, ao criar esses dois personagens, de forma que Peri e Cecília, o tempo todo, faziam com que os holofotes estivessem voltados para eles. No final do romance, a minha expectativa era que o casal terminasse juntos, já o autor optou pela morte. Talvez somente assim, o casal poderia ficar juntos, uma vez que o abismo cultural entre eles impedisse essa união.
 
ISBN – 978-85-943-1884-8
Principis, Jandira, SP, 2019
Terceira edição
288 páginas
 

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 03/06/2020
Código do texto: T6966087
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.