Sermões (Padre Antonio Vieira)

Antônio Vieira nasceu em Lisboa, no dia 06 de fevereiro de 1608. No ano de 1614 mudara para o Brasil, seu pai Cristóvão Vieira Ravasco, assumira um cargo de escrivão no Tribunal de Relação da Bahia, na cidade de Salvador. Antônio Vieira iniciou seus estudos no Colégio dos Jesuítas de salvador, falecera também na mesma cidade no dia 16 de julho de 1697.
Estão contidos nesse livro, os seguintes sermões: Sermão da primeira dominga da Quarentena, Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra a Holanda, Sermão da Sexagésima, Sermão de Santo Antônio aos peixes e o Sermão da Nossa Senhora do Rosário com o Santíssimo Sacramento.
Em seus sermões, Padre Antônio Vieira abordava temas que permanecem atuais: a ganância humana, a corrupção da sociedade, a tolerância, perdão, sentido da vida e a luta contra as injustiças sociais. Em seus sermões, condenava ferreamente a escravatura dos índios, isso o colocava em atrito com os senhores de posses do estado do Maranhão. Dessa forma foi necessário voltar para Lisboa no ano de 1661, retornando ao Brasil duas décadas depois.
Era muito comum também, os ataques do Padre Antônio Vieira aos reformadores da igreja Martinho Lutero e João Calvino. Talvez seja porque Reforma e contrarreforma estavam bem recentes, tendo acontecido no século anterior.
 
ISBN – 978-85-943-1827-5
Editora principi, Jandira, SP, 2019
144 páginas  

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 01/06/2020
Código do texto: T6964091
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.