A folha dobrada

A folha dobrada é um romance que conta a relação homo afetiva de dois rapazes, Lymie Peters e Spud Latham. Como a história foi escrita em 1945, o autor teve toda sutileza ao narrar esse romance, uma vez que a homossexualidade, ainda era ilegal no seu país.
!920 é o ano do começo dessa história. Lymie e Spud estudaram juntos do colégio à universidade, em Chicago. Lymie era órfão, oriundo de família pobre, talvez por isso, era muito inseguro. Já o jovem Spud era oriundo de uma família estável, era garboso e muito autoconfiante, no entanto não tinha uma boa relação com a sua família.
Lymie era encantado com o jovem Spud, e quando as oportunidades surgiam, ficava o tempo todo admirando o seu belo corpo. O romance todo é entremeado de muita ambiguidade, sendo que o único beijo na boca, aconteceu quase no fim da história, quando Spud fora visitar Lymie no hospital, uma vez que o jovem tentou o suicídio.
Eu sinceramente, não gostei desse romance, na minha opinião, o autor ficou mais preocupado em fazer as descrições, e acabou se perdendo no enredo, na trama da história. Talvez por isso, achei a leitura maçante, diferentemente de um Dostoievski, um Victor Hugo, um Machado de Assis, um Jorge Amado, onde o enredo é tão emocionante, que nos cativa do início ao fim.
 
ISBN – 978-85-7962-080-5
Autor: William Maxwell
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Objetiva, Rio de Janeiro, 2011
251 páginas

 
Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 15/04/2020
Reeditado em 16/04/2020
Código do texto: T6918387
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.