Notas de um Comediante - Stand-Up

Comecei a acompanhar Stand-Up em meados de 2008 quando ainda era muito difícil encontrar variedades de artistas e apresentações. Um ano mais tarde a comédia de cara limpa explodiu principalmente nas grandes capitais aonde o número de bares com esse tipo de show aumentou vertiginosamente. Apesar de tudo isso em pouco tempo faltava, no Brasil, alguma referência bibliográfica sobre esse assunto. Agora há.

Em “Notas De Um Comediante – Stand-Up”, Léo Lins nos dá dicas de como criar e estruturar piadas baseadas, principalmente, em observações do cotidiano e sobre experiências pessoais. Contudo não há uma fórmula para o sucesso. Até porque o êxito da piada não é exatamente aquilo que está escrito no rascunho. Depende também de sua encenação, tom e ritmo de voz. Ou seja, o buraco é mais embaixo.

O que dá credibilidade a este livro é o fato de ele ter sido baseado nas experiências de vida do autor, que fazia anotações sobre os shows que apresentava. Ele discorria sobre a reação da plateia, sua atuação e o conjunto. Até quando saia-se bem percebia algo a ser aprimorado.

Dessa obra podemos tirar de aprendizado os seguintes tópicos:

1) melhorar nossas piadas através de um “modelo”. Eu disse que não há uma fórmula mágica para arrancar risos em todas as piadas. E não existe mesmo. Porém há um modelo que é amplamente usado pelos comediantes. Entretanto não é isso o que deixa a sua piada boa. Dependerá muito da sua atuação;

2) não invetar situações engraçadas para compor o seu set de piadas. Não é legal. Mas você pode maquiar algo que aconteceu exagerando em alguns aspectos do qual tem potencial para arrancar risadas da plateia.

“Notas de um Comediante -Stand-Up” é o primeiro livro sobre esse gênero no Brasil. Esse pioneirismo servirá como exemplo para a aperfeiçoamento da comédia de cara limpa. Léo Lins dá dicas de obras estrangeiras que serviram de base para a sua formação. Ótimas dicas para quem possui fluência em inglês.

Nome: Notas De Um Comediante

Autor: Léo Lins

Páginas: 162

Editora: Nossa Cultura

Edição: Integral

Ano: 2009