Terra dos Homens

A internet está saturada de frases e pensamentos referentes à “O Pequeno Príncipe”. Ela também está cheia de biografias de Saint-Exupéry. Porém nenhuma delas é tão completo quanto esse livro.

“Terra dos Homens” é o quarto lançamento de Antoine de Saint-Exupéry. Este é diferente de seus três antecessores no qual tratam basicamente do pioneirismo da aeronáutica. Este livro, em semelhança com os anteriores, fala dos feitos dos pioneiros da avião na Europa, África e América do Sul, mas o autor dá mais espaço à sua biografia que pode ser confundido com a própria história da aviação.

Saint-Exupéry sobreviveu a dois acidentes aéreos, um dos quais ele relata aqui. Quando o seu avião cai no meio do Saara ele vê-se obrigado a buscar um jeito de sair de lá. Junto com o mecânico da aeronave vagam durante 9 dias. Essa, de longe, é a melhor parte do livro tanto por nos mostrar o sofrimento em continuar andando mesmo sem forças e muito por passar-nos de modo incrivelmente palpável toda a dor e o desespero que enfrentam.

Outro ponto relevante é quando Saint-Exupéry começou a fazer viagens pioneiras através dos Andes para levar o correio europeu à América do Sul, em especial o Chile e a Argentina. Na leitura deste trecho não senti tanta empolgação quanto o da passagem sobre o Saara.

Despindo a alma humana para mostrar o que muitas vezes não queremos ver Saint-Exupéry trouxe-nos algumas reflexões que muitas vezes não queremos ter. Exupéry usa a sua vida e o lirismo poético como pano de fundo para ensinamentos mais profundos.

Nome: Terra dos Homens

Autor: Antoine de Saint-Exupery

Páginas: 166

Editora: Nova Fronteira/Círculo do Livro

Edição: Integral

Ano: 1939