Resgatem o Titanic!

Quando eu te disser: filme do Titanic, superprodução de US$40mi; você irá certamente pensar no segundo maior sucesso de bilheteria da história das telonas. Mas... se eu te disser: um dos maiores fracassos cinematográficos da história, fim da carreira de Lew Grade; você irá estranhar. Pois é... acontece que não vou falar sobre a película de James Cameron. Mas sim de uma adaptação do romance de Clive Cussler.

A princípio a história não envolve o Titanic diretamente. Na realidade a narrativa tem alicerces bem comunzinhos, relatando o projeto mais secreto de todos os tempos: O Projeto Siciliano que foi concebido para destruir mísseis soviéticos por meios de onda sonoras. Mas para ser concluído precisa-se de um mineral extremamente raro chamado “Bizânio”. Esse material foi roubado do solo russo no começo de 1912 e supostamente embarcado no Titanic. Como reivindicação histórica a URSS quer recuperar a carga.

Durante a minha leitura fiquei muito confuso pois não sabia se era realidade ou ficção. Acabei cedendo para o lado da ficção (muito pelo desfecho do livro), mas no final fiquei com a sensação de uma mistura de ambos. Quando publicado Cussler não tinha muitas informações sobre o real estado do transatlântico.

Como disse no topo do texto esse livro teve a história adaptada às telonas se tornando um dos maiores fracassos de bilheteria e crítica, acabando com a carreira de Lew Grade (que foi um dos maiores financiadores do filme). Segundo as suas próprias palavras “teria sido mais fácil e mais barato esvaziar o Atlântico”. Com isso Clive Cussler negou que Hollywood fizesse qualquer outra adaptação de seus romances só voltando atrás em 2005.

Apesar do fiasco do longa-metragem (que possui diferenças cruciais em relação ao romance) foi um dos melhores livros que já li, estando entre os Top 5. Isso se deve muito pelo fato de a história se passar em alto-mar aonde o oceano dita suas próprias regras e também de dar enfoque ao que está submerso aonde não temos muitas informações. Sou muito fã de histórias surreais. Outra curiosidade foi a citação de “A História de O” que foi justamente o texto imediatamente anterior a este.

Para finalizar o raciocínio: se você gosta da história do RMS Titanic (que já se transformou em folclore popular mundial) é indispensável a leitura deste livro apesar de não ser tão fiel à real condição do mesmo submerso, que só veio a ser localizado 9 anos após a publicação dessa história. E recomendo também para os fãs de história marítimas... como eu.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Resgatem o Titanic

Autor: Clive Cussler

Páginas: 368

Editora: Record/Círculo do Livro

Edição: Integral

Ano: 1976

Mais em: http://maisemaislivros.blogspot.com/