O Homem Que Calculava

Decidi ler essa obra-prima nacional (sem exageros) pois eu já tinha visto uma peça teatral sobre esse livro. Mas como peças teatrais tem um limite de tempo, não foi possível adaptar aos palcos muitos dos problemas solucionados pelo “homem que calculava”. E além do mais, fazia um certo tempo que eu já tinha assistido, então não me lembrava muito bem do enredo. Ler o livro foi fundamental para relembrar os enigmas resolvidos em cena e conhecer outros mais. Cada capítulo é um enigma à ser solucionado.

A história se passa em Bagdá – isso mesmo! - no século XIII, onde foi o mais importante polo cultural da época. Palco das artes, ciências e tudo mais. O enredo cita umas das lendas do surgimento do xadrez ocidental e, já no final do livro, a queda da cidade pela invasão do mongóis em 1258. Essa edição possui também um apêndice onde estão algumas publicações matemáticas que podem auxiliar na compreensão das resoluções. Até uma pessoa graduada na área pode surpreender-se com as respostas apresentadas pelo personagem central.

Como eu disse no começo do post, essa obra foi escrita por um brasileiro. Sim! Para quem não sabe, Malba Tahan é o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, um matemático carioca conhecido no Brasil e no mundo pelos seus livros de contos e fábulas passadas no oriente e, em muitos deles, tendo a matemática como instrumento de recreação. É indispensável a leitura desse livro para quem aprecia a matemática ou as ciências exatas em geral, como eu.

Para mim – de longe – foi o melhor livro brasileiro de todos os tempos, pelos fatos citados acima. Fiquei muitíssimo impressionado com as soluções contidas no livro, algumas até que eu pensava que não tinha resolução alguma. Em várias delas tive que parar e ficar pensando por algum tempo, reler a solução para conseguir entender. Impressiona muito o fato de a matemática ter aplicação em tudo que nos rodeia e como a mais simples fórmulas resolvem os mais complicados enigmas. Altamente recomendável.

FICHA TÉCNICA:

Título: O Homem que Calculava

Autor: Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza)

Páginas: 346

Editora: Record/Círculo do Livro

Edição: Integral

Ano: 1983

Mais em: http://maisemaislivros.blogspot.com/