Odisséia
A Odisséia
O filme A odisséia inicia-se com o nascimento de Telemaco, filho de Odisseu, rei de Itaca. Logo após o nascimento de Telemaco, Odisseu é obrigado a deixar a ilha para irem busca da recuperação da cidade de Troia. Após vários anos de luta, quando quase tinham desistido, os gregos planejam uma estratégia de invasão da cidade-fortaleza entrando no castelo no interior do cavalo de madeira, o que dá origem ao dito popular “Presente de grego”.
Após a vitoria, Odisseu desafia Poseidon, que por sua vez reage dizendo que ele nunca mais voltaria à Itaca. Perdido nos domínios de Poseidon (o mar), Odisseu desembarca na ilha dos ciclopes, onde vaza o olho do filho de Poseidon para fugir da sua gruta. O herói e sua tripulação chegam também na ilha da feiticeira Circe, que transformava os homens em animais (porcos). A segui, ainda na procura do caminho de volta de Itaca vai até ao Hades, mundo dos mortos, para interrogar Tirésias sobre o caminho.
Depois vai ter à ilha do Sol, onde os seus companheiros matam os animais e morrem todos no mar, exceto Ulisses que numa jangada em alto mar, sofre uma tempestade e vai ter à Terra dos Feaces, onde o rei depois de ouvir as histórias do herói, emociona-se, chora, e lhe oferece barco e tripulação para a sua voltar à Ítaca.
Já no seu reino, Odisseu vai à casa do porqueiro, onde encontra Telémaco, que está regressando da procura pelo pai que julgava morto. Juntos, eles combinam como enfrentar os inimigos pretendentes à mão da sua mãe, que havia prometido a Odisseu casar de novo se ele morresse.
A estratégia de vingança se dá através de uma prova de armar o arco e atirar por entre uns machados e Odisseu ganha a prova e, juntamente com Telémaco, mata todos os pretendentes, voltando a governar junto a sua esposa Penélope.