VIVÊNCIA E CUIDADO NO TERRITÓRIO VIVO

Aconteceu numa manhã de quarta-feira, de um ano recente. Na companhia das ACSs Laidyana Albano e Michela Jeanne, fomos ao encontro d@s idos@s, da micro área 673 - Equipe Azul do Posto de Saúde Waldo Pessoa, na cidade de Fortaleza, Ceará.

O “Grupo Idoso Amigo” é uma das ações da referida equipe de saúde da família. E quantas história de vida e saúde foram compartilhadas durante toda a manhã. As questões de saúde que envolvem à saúde do idoso se misturaram com as vivências e cuidados. As plantas medicinais, o seu uso como terapia complementar na perspectiva da melhoria da qualidade de vida, de modo a se reduzir o uso excessivo dos medicamentos alopatas, com a devida orientação e acompanhamento médico, foi um dos temas vivenciados no encontro. O Diazepam mais uma vez entrou na conversa, olhando-se para os fatores de riscos e se refletindo sobre as possibilidades dos idosos terem outras alternativas naturais para diminuir o seu uso. Muitas histórias que as experiências reunidas nos ensinam. Foi um encontro amoroso e o remédio mais consumido não tem contra indicação: alegria.

Na parte da tarde, nas instalações da unidade de saúde, trabalhadores e usuários foram cuidados com a massoterapia.

O TERRITÓRIO É MULTICOR

Azul é a cor da microárea

E o território é multicor

No encontro a prosa aclara

A pessoa idosa reflete amor

Histórias de amor e vida

Sabedoria vem da experiência

Aprende-se e se ensina nesta lida

A comunidade é a maior potência!

Saúde e cidadania é a receita pedida

A saúde do encontro fala e pensa!

Nota: um destaque de gratidão para o Flávio Gomes, profissional por demais comprometido com a saúde e com o acolhimento, bem como as Acs’s supracitadas na matéria. Um abraço de parabéns

#síntesescriativas

#uapswaldopessoa

#grupoidososmigo