O ARTISTA CARUÁ

Confesso que estou quase no limite da chatice. Até minha esposa já me cutucou “tu também quer saber de tudo”. E quero mesmo! Vou fazer o que se sou assim. Às vezes me apego a um cenário e me aprofundo para pesquisar e conhecer determinado assunto.

No momento, o meu objeto de interesse é a música “Casa da Saudade” interpretada por Flávio José, Paraibano de Monteiro e de autoria do Coroné Caruá, nome artístico de Heleno Francisco da Silva. O Flávio José é um intérprete nacional e internacionalmente conhecido, já Caruá é regional e talvez por isso pouca gente fora do Nordeste o conheça, mas Casa da Saudade, acho que boa parte do Brasil já ouviu, nem que nos dias de São João. Mesmo sendo autor de mais de 100 composições, eu confessor que o conheço por causa dessa música.

Antes de ser artista era motorista de táxi e se tornou conhecido através de seu programa de rádio. Como compositor e cantor gravou, pelo que me consta 3 discos, apesar de a internet não conter muita informação sobre o artista e seu trabalho, nem mesmo a Wikipédia traz muita coisa.

Para quem quiser conhecer mais sobre ele é só pesquisar no YouTube que vai encontrar o canal do artista. Vestido de forma caricata, bastante colorida e extravagante, tem uma voz e trejeitos inconfundíveis, e o que falar da sua forma de dançar? Lembra o Genival Lacerda, dando umbigada para todo lado.

Infelizmente Caruá morreu em 2014. Mas a sua obra está disponível para o conhecermos melhor.

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 22/12/2022
Reeditado em 15/05/2024
Código do texto: T7677522
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.