LIDERANÇA – UM BREVE PERFIL

No preparo de um curso para desenvolvimento de líderes, deparamo-nos muitas vezes com a sintetização necessária à apresentação de tal empreitada. Palavras e afirmações que pudessem reunir, em breve exposição, oi que esperamos alcançar com nossos cursos e/ou palestras.  Para  o ano de 2009, estamos reformulando o Curso “DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES: despertando sua capacidade de conduzir pessoas” e me pareceu relevante informar um pequeno detalhe do curso, em um leitura de dois minutos. Assim, destacamos, dentre os mais de 150 momentos de discussão do curso, um que poderia ser a reflexão sobre o perfil de um líder. Nesse sentido, ordenamos, por uma questão didática, algumas habilidades e competências esperadas daquele que assume o papel de conduzir um grupo em determinada tarefa por determinado tempo. É importante notar que tais competências são cíclicas e interdependentes, não havendo, em sua enumeração, uma gradação.

Esperamos que o líder:

1- Possua capacidade de motivar – Motivar é causar motivos. É despertar algo que não estava presente no primeiro pensamento da pessoa, mas que por uma ação externa venha a fazer parte de suas necessidades ou vontades internas.

2- Possua capacidade de negócios – Notemos que não necessariamente fazer uma transação comercial, mas referimo-nos à habilidade persuasiva, sabendo ceder e impor-se, num processo de conseguir acordos.

3- Possua e exerça a autoconfiança – Orgulho, vaidade e prepotência são elementos desprezáveis e desprezíveis em um líder. Mas a autoconfiança não se faz sinônimo de nenhum desses vícios, ela é a mola que ordena, de dentro para fora, uma ação consciente da capacidade de executar as tarefas atribuídas, por competência e formação.

4-  Possua participação social – Viver em sociedade é uma arte. Participar da vida social é uma virtude, das mais difíceis e das mais nobres. O líder verdadeiro se inclui, tem iniciativa e participa ativamente das decisões de das implicações de cada uma delas ao seu redor.

5- Possua poder oratório – Ter boas idéias, mas não saber comunicá-las é recuar no momento da ação. Saber falar e convencer, ter capacidade de usar as palavras em público para se fazer entender e convencer é requisito fundamental do líder.

6- Possua capacidade de ação e afirmação – Agir. Muito me fascina a história dos generais e reis da antiguidade, quando não ficavam aquartelados dando ordens de suas mesas, mas comandavam seus exércitos e estavam à frente da batalha. O líder verdadeiro afirma aquilo que é capaz de fazer e está pronto para arregaçar as mangas a hora que for necessário.

7- Possua poder de influência – Andar cabisbaixo e ter uma postura e fala que “entra por um ouvido e sai pelo outro” não podem ser características inerentes a quem desenvolve a liderança. Quem está a frente precisa ser impactante, convencer as pessoas de suas idéias e do investimento nelas. Óbvio que não pode ser um ditador e aproveitar-se de seu dom de influenciar, ou do aprendizado que teve para isso para ter prestígio e fazer as coisas a seu modo. Mas sem essa competência, suas idéias vão cair no ostracismo e de nada vai adiantar sua criatividade ou competência criativa.

Naturalmente, não são apenas estes quesitos que farão de uma pessoa um bom líder. Mas de repente é por onde começar. Maiores informações, escrevam, comentem.