O Sacro Consistório dos Príncipes Legitimistas e da Nobreza Histórica em Exílio

O Sacro Consistório dos Príncipes Legitimistas e da Nobreza Histórica em Exílio: A Defesa das Tradições e a Promoção da Cultura

O Sacro Consistório dos Príncipes Legitimistas e da Nobreza Histórica em Exílio, é uma associação civil, privada, apartidária, e sem fins lucrativos, fundada em 2022 por um grupo de famílias nobres cujos os ancestrais vieram em exílio para o Brasil há muitos anos. A associação tem como finalidades a fraternidade, a promoção das tradições, da história e da cultura das famílias reais em exílio no Brasil, além de promover conhecimentos sobre direitos e as prerrogativas dinásticas e nobiliárias, sob a égide das Convenções Internacionais.

Um esclarecimento:

"Os títulos de nobreza estrangeiros hereditários de famílias ex-reinantes cujos os titulares residam em países republicanos são mantidos como (Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural da Família) com um ou mais titulares. Também são chamados de títulos pró-memória, ou para a preservação da memória histórica, pois NÃO geram pretensão a nenhum trono".

A associação é composta por chefes dinásticos, membros de diversas famílias com história e genealogia que remotam a antiga nobreza e realeza europeia. A associação também conta com membros do Corpo de Nobreza de todas as casas associadas, hoje, perfazendo um total de quase 20 instituições históricas familiares, bem como pessoas interessadas em história e cultura.

O Sacro Consistório realizará, a partir deste ano de 2024, diversas atividades. Entre as principais atividades estão:

- Realização de eventos culturais e sociais, como saraus, banquetes e conferências.

- Promoção de pesquisas sobre história e cultura das famílias reais e da nobreza em exílio no Brasil.

- Publicação de livros, artigos e outros materiais sobre o tema.

- Oferta de cursos e palestras sobre as prerrogativas dinásticas, nobiliárias, além de, temas relacionados a arte, as letras e a cultura.

O Sacro Consistório tem desempenhado um importante papel na promoção das tradições e da cultura das famílias reais e da nobreza no Brasil. Apesar de ter sido criada a pouco tempo, a associação já tem feito uma grande diferença, ao ajudar na preservação da memória dessas famílias e a divulgar seu legado para a sociedade brasileira.

Um dos principais objetivos do Sacro Consistório é combater a desinformação que gira em torno das prerrogativas dinásticas e nobiliárias. A associação acredita que é importante que a sociedade brasileira esteja informada sobre as suas origens e a importância das casas em exilio, na promoção da história, da cultura, dos direitos humanos, e, na realização de ações sociais, que tem por objetivo levar assistência às pessoas carentes através de seus projetos.

O Sacro Consistório é uma associação que está crescendo rapidamente. Tem sua sede no Rio de Janeiro, mas conta com membros em todo o Brasil. O Sacro Consistório é uma importante referência para quem se interessa por história, cultura e monarquia.