O Mundo Como Vontade e Representação

Que a Ciência está evoluindo a passos largos e que mudanças em diversos campos ainda estão por vir, é fato. Mas há exageros e tendências utópicas quando viaja-se, à bordo, da varinha mágica de condão da Ciência, rumo às trilhas sinuosas e incertas do futuro.

A grande conquista da tão aclamada Ciência, dar-se-á quando conseguirem interferir na mente e coração humano e promoverem a pacificação coletiva.

Esta, então, será a grande descoberta, o ápice da Ciência. Pois de nada valem terapias genéticas para poder respirar, como peixe, debaixo d'água ou genes de cupim para se alimentar de madeira se ainda assim continua-se a viver em guerra.

Países digladiando-se, ceifando vidas por causa de terras, petróleo, metais preciosos e até por causa de ciências bélicas.

Todas as descobertas científicas e as que estão por vir, serão como grânulos de areia no deserto se não mudar a essência notável e abstrata do homem que, impessoalmente, traduz-se em "vontade". A própria vontade é querer e ela quer agarrar sempre mais do que pode alcançar. A vontade de Ser, Ter, Fazer. Vontade de Ganhar, Conquistar, Voar.

A singular vontade dos cientistas de Observar, Comparar, Concluir, Descobrir.

No final, no ínfimo ser, no átomo, na pequena porção de cada um, jaz um vontade intrínseca e brutal.

Que o poder divino interceda nos cérebros privilegiados dos cientistas, conduzindo-os e moldando-os para o bem. Que em seus lampejos geniais brilhem somente ideias que auxiliem ao homem a viver mais e melhor. Com mais conforto e dignidade. Sob este prisma, a famigerada Ciência é bem vinda e vital. Que consigam aplacar a Sanha ávida e a sofreguidão coletiva e inserir, plantar, o gêne do contentamento no coração da humanidade, já exausto de tantas guerras físicas e por que não, também, espirituais. Germinar na terra seca do coração avarento e cobiçoso de poder, do homem, a semente genética da Paz insofismável.

Venerável Beda
Enviado por Venerável Beda em 26/06/2022
Reeditado em 16/04/2024
Código do texto: T7545912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.