A importância da conservação dos oceanos

O documentário “Seaspiracy: Mar Vermelho” retrata a realidade acerca dos oceanos, e suas respectivas problemáticas relacionadas à conservação da biodiversidade, à pesca predatória e à poluição dos ecossistemas marinhos. Do mesmo modo, a atenção dada aos oceanos na atualidade torna-se imprescindível, visto que esses ambientes encontram-se em risco. Nesse sentido, pode-se afirmar que a preservação do meio aquático é dificultada em razão da ação antrópica sobre os recursos naturais, além de consolidar-se como um desafio que engloba interesses financeiros e sociais, para além da pauta ambiental.

Primeiramente, convém ressaltar que com o advento da globalização e sua consequente mentalidade capitalista no que tange à produção de riquezas, a apropriação indiscriminada das vantagens dos oceanos intensificou-se. Um nítido exemplo de tal afirmação, é o despejo de substâncias químicas e dejetos tóxicos à vida marinha, o que ilustra a célebre frase do pensador francês Victor Hugo: “É triste pensar que a natureza fala, mas que o gênero humano não a ouve”. Ou seja, ainda que os sinais do planeta refletidos nas águas oceânicas evidenciem a necessidade de conscientização, como as mudanças climáticas que promovem o aquecimento e o aumento do nível dos mares, o desafio ainda persiste latente.

Ademais, dados sobre a degradação da vida marinha, demonstram que em menos de 30 anos, cerca de 50% das espécies de corais que compõem a grande barreira, já sofrem com o fenômeno do branqueamento. Assim, pode-se notar que a poluição dos mares afeta os processos naturais que garantem a continuidade da vida marinha, como a fotossíntese por parte das algas que vivem em simbiose com os corais. Outrossim, a importância da conservação se estende para além da vida oceânica, uma vez que o desaparecimento de espécies impacta diretamente na sobrevivência humana e na qualidade de vida da população, que enxerga nos oceanos, uma fonte de renda, alimentação, turismo e energia.

Portanto, diante de um cenário marcado pela degradação massiva e pela extinção de espécies, é fundamental que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em consonância com ONG’s de expressão mundial, como a Oceana, elaborem projetos de conservação, com ênfase nas demandas de cada país, por meio do mapeamento das regiões mais devastadas e do estímulo ao fortalecimento das legislações oceânicas. Desse modo, com o intuito de promover a sustentabilidade dos ecossistemas marítimos a longo prazo, será possível verificar uma melhoria ambiental de expressividade nas esferas sociais.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 19/09/2021
Código do texto: T7345842
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.