Novos tempos, novos horizontes

Uma geração é definida pelo conjunto de indivíduos que compartilham perspectivas, experiências e comportamentos moldados pelo contexto em que se inserem e pela época em que nasceram. O advento das relações interpessoais e profissionais mediadas pelas tecnologias que surgiram com a revolução da internet e das telecomunicações, criou um meio propício para o desenvolvimento de competências para aqueles que desconhecem o que é viver de maneira desconectada. Entretanto, o embrião da geração que nasceu na conjuntura contemporânea é o resultado dos avanços e conquistas de gerações anteriores, como a Baby Boomers, que agitou o mundo com sua marcada explosão demográfica, decorrente da estabilidade do pós-guerra, e as X e Y, que dinamizaram sua mentalidade e priorizaram o sucesso e a competição, substituindo o workaholic pelo worklover.

A era digital apresentou ao mundo a Geração F5: inédita, atualizada, flexível, independente e tecnologicamente madura, que se caracteriza pelo imediatismo nas soluções, desenvolvimento de aptidões que possam ser articuladas em múltiplas situações, busca incessante por desafios e oportunidades que levam ao rápido crescimento na carreira, e pelo engajamento individual, mas que agregado aos conhecimentos coletivos, gera uma maior otimização e consequente produtividade. Diante do agravamento dessas transformações, torna-se nítida a importância da postura de liderança e do exercício de impor-se frente aos ideais e novas prioridades de uma geração alimentada pela informação, que preza pela independência e encara com naturalidade o comprometimento profissional, visto que entre as áreas de maior ênfase na inovação, está a gestão criativa e sustentável, aliada à índole empreendedora e estratégica do jovem que busca alternativas de crescimento e destaque.

Os avanços técnicos e a eclosão de novas áreas de pesquisa, viabilizaram o surgimento de uma vasta rede de possibilidades profissionais, garantindo ramos de atuação específicos que visam o aprofundamento e a manifestação de resultados concretos. O incentivo ao desenvolvimento de habilidades distintas e o aperfeiçoamento cognitivo são evidenciados pelas exigências do mercado, que explora a melhor parte daquilo que é oferecido, busca a relação de complementariedade entre áreas aparentemente opostas e estimula o “gene“ multitarefas. Devido ao novo exemplo de metas impostas, e ao dinamismo que permeia o mundo globalizado, a tentativa de manipulação do tempo e a percepção deste como elemento limitador, avolumaram-se. Por outro viés, sua posição ilustre na hierarquia de poder, assim como a imobilidade nas relações patrão-empregado, entraram em declínio.

Defronte à mutabilidade que passou a reger os costumes, e aos novos pensamentos e convicções que povoam o imaginário dos jovens, tornou-se imprescindível a adequação das instituições de ensino aos modelos de educação mais eficientes, aos novos desafios na aprendizagem, e às demais exigências de uma geração altamente competitiva. Do mesmo modo, a consolidação da identidade do indivíduo e a busca genuína por princípios e ideais que o nortearão por toda a vida enfrentam barreiras. Assim, faz-se necessária a ação conjunta pela redução de obstáculos e pela difusão de valores. Os novos ares de mudança inspiraram uma geração a revolucionar sua forma de pensar e agir, promovendo um olhar inovador para o futuro através das lentes do otimismo. A geração que hoje se ergue, tem sede de saber, potencial de instigação e adaptação, capacidade de lidar com o complexo e principalmente, a perspicácia processual dos fenômenos, o que leva à compreensão de que o caminho e o modo como se trilha, é mais importante que o destino final.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 06/03/2020
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T6881762
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.