A Amazônia pertence a alguém?

De acordo com o romancista Victor Hugo, é triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve. Analisando o cenário sócio-ambiental a nível nacional, percebe-se claramente os impactos desencadeados pela dizimação da maior floresta tropical do planeta, A Floresta Amazônica, e suas respectivas consequências que vêm se expressando e preocupando o restante do mundo, pois quando a discussão global gira em torno dos ecossistemas, os efeitos da devastação tornam-se nítidos em outros setores de desenvolvimento humano.

A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e funciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano, frente à isso, nota-se que a inquietação das demais nações não está centrada unicamente na exploração e extração de recursos que a floresta proporciona, mas principalmente na manutenção dos princípios de sustentabilidade que devem permear as relações políticas e econômicas entre os países.

Estatísticas apontadas pelo Inpe evidenciam que em 2019, os focos de incêndio na Amazônia cresceram 70% em comparação com o ano anterior. Perante a estes dados alarmantes, o compromisso da conservação é de todos, visto que a região tem mais de 30 mil espécies vegetais, 100 mil de animais e 20 milhões de pessoas. Além da riqueza da diversidade biológica e cultural de biodiversidade, ela tem o poder de influenciar o clima, com efeitos não somente locais, mas também sobre a América Latina e todo planeta.

Quando discorre-se sobre um tema que engloba o futuro do planeta, um dos focos primordiais que se enfatiza é o legado que a população atual no âmbito mundial deixará para as gerações que ainda estão por vir. Apesar de a Floresta Amazônica concentrar-se principalmente em território nacional, o futuro não se trata apenas da evolução sustentável no Brasil, é necesário que parta do mundo, a conscientização, a preservação e o cuidado com esse tesouro de vida, pois ele presenteia a todos nós.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 02/03/2020
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T6878876
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.