A busca pelo corpo perfeito

Conforme o filósofo e romancista Johann Wolfgang von Goethe, a beleza está na simplicidade calma e serena. De modo análogo, Platão, um dos pensadores da Antiguidade Clássica, definiu a beleza como o brilho da verdade para além do sensível, onde tudo é organizado, perfeito, belo e absoluto. Nitidamente, a idealização do belo adequou-se às nuances de cada período que compôs a história em âmbito socio-cultural, o que demonstra a não-estagnação dos padrões que permeiam épocas.

O que condiciona os indivíduos no mundo contemporâneo a viverem sob o fenômeno chamado "Ditadura da magreza"? A resposta está na influência da cultura de massa, na inserção dos ideais de beleza em linguagens populares e no poder aristocrático do segmento que a dita, marcado pelo desprezo à beleza subjetiva e intrínseca de nosso ser. Dados relacionados ao crescimento do número de processos de rejuvenescimento evidenciam um relativo descaso com a saúde, visto que a estética tornou-se prioridade para muitos, e retratam o impacto do culto à imagem em um meio em que predomina a busca incessante por um ideal utópico e objetificado, típico de um mundo de mais preços que valores.

O consumismo aliado ao modelo econômico capitalista, centralizou o capital multibiliónario da beleza em uma indústria sustentada exclusivamente pelos padrões estéticos, que engloba setores de cosméticos, medicamentos e cirurgias, e visa o lucro acima de tudo, até mesmo do bem-estar físico e psicológico.

Aceitar-se pode não ser uma tarefa simples, e é especialmente sobre as mulheres que as pressões vindas de todos os lados incidem. Teóricos afirmam que este é um modo de rebaixar a mulher, contê-la diante das conquistas que vem alcançando e principalmente, detê-la como elemento de significância histórica. Entretanto, é perceptível um advento de conscientização promovido sobretudo por influenciadores digitais, que aos poucos vêm ganhando mais voz e visibilidade, e reduzindo paradigmas. O caminho até a total superação dos arquétipos é repleto de desafios associados ao restabelecimento de valores e conta com a maturidade conjunta para que o pensamento "a beleza é passageira, mas o caráter é duradouro" seja o único padrão que resista.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 29/02/2020
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T6876931
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.