CULTURA MEDIEVAL: A IMPOSSIBILIDADE DA SÍNTESE

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Professora: Beliza Áurea

Disciplina: Literatura Portuguesa I

Aluno: Wilder Kleber Fernandes de Santana

Fichamento corrido do texto N1A “O ESSENCIAL SOBRE A CULTURA MEDIEVAL PORTUGUESA (Séculos XI ao XIV)” – José Mattoso

Cultura Medieval: a Impossibilidade da Síntese

Diante de diversos aspectos elementares colhidos no texto referentes à cultura estabelecida e vivida na época medieval portuguesa, o título “impossibilidade da síntese” faz juz à grande diversidade de grupos sociais, com os mais diferenciados costumes, em que uma minoria é privilegiada. Nesse sentido, é impossível de afirmar sinteticamente que um termo faça parte do conjunto.

A época medieval é tratada com base em documentos produzidos pela minoria clerical, a qual possui mais direitos, com representantes categorizados e determinantes das atividades. Estes utilizaram a mesma língua em várias nações – o latim – sendo os textos de referência a Bíblia e obras de Santo Agostinho, entre outros.

Quanto às diferenças regionais e locais, marcantes são os resultados, vistos de melhor ângulo. Como base podemos ter a divergência existente entre o que se passa na Catalunha e na Galiza, regiões relativamente próximas, e que podem depender em unidade de diversos aspectos. Da mesma forma, o tempo cuidou de modificar as opiniões:

Diz Mattoso, na página 4 do texto em questão, no terceiro parágrafo: "O que é verdadeiro para a época carolíngia não o é para o renascimento do século XII. O que se diz para este, em pouco se pode aplicar à agitada e angustiada época do século XVI.

Para que se compreendam bem as diversificações que há, tanto na Geografia quanto na história portuguesa, é necessário penetrar em seu território e em sua sociabilidade. Existem sujeitos que foram determinantes aos acontecimentos, e estes foram os principiantes do que hoje podemos chamar de “indefinição da unidade cultural portuguesa medieval”.

É necessário observar que todas essas transformações confirmam a existência do homem, em centros hierárquicos, em estabelecimentos político-ideológicos, na área religiosa e governamental etc. Toda essa constituição conflui no pensar ocidental e na conduta do homem pela travessia religiosa, em que perduram costumes patriarcais, como nos tratamentos à mulher, e à posição da Igreja perante o homem.

O período de iniciação cronológica da avaliação dos conjuntos culturais se faz na Península Ibérica. Os contatos que a partir do século XVI se determinam com a África e com o Atlântico introduzem grandes modificações no último período da idade média Portuguesa.

Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 22/09/2011
Código do texto: T3235304
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.