A sociedade: formação da ética nacional

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de como os seres humanos devem se comportar frente à sociedade.

Tendo em vista que somos seres independentes – e que, bastantes vezes, somos enganados -, não devemos ficar parados, esperando que a franquia financeira ou um novo estilo de comércio surja e nos induza a segui-los. A modificação para um mundo melhor parte das nossas ações, a força bruta de cada pingo de ânimo. São as atitudes que nos encaminham ao amadurecimento.

A ética, em si, visa a fazer com que nos comportemos bem mediante a diversas situações, até mesmo em problemas de nível nacional. Mas não se vê ética! Onde está a determinação das pessoas? Eis o motivo da submissão e das reclamações. Todos poderiam viver corretamente dentro de um governo democrático, que preze pelo cidadão. É esse o sentido de ética. Formar seres conscientes de seus direitos e deveres, e o que cada um pode fazer para dar continuidade à verdadeira cidadania.

Existem campanhas de conscientização política, comícios, tentativas de aceitação de propostas, argumentos de influência municipal... Tudo isso é um conjunto de fatores beneficiários ao ser humano. Basta serem corretamente exercidos.

Um País justo política e economicamente não é o que age com coerência, mas o que se move pela participação da sociedade. A justiça é o dom das boas maneiras. É face a isso que existe a esperança. A união da força das palavras à capacidade das ações gera virtude. Então poderemos viver em um território digno e conscientemente “íntegro”.

Redação aprovada para o ENEM 2009;

Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 03/03/2011
Código do texto: T2826212
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.