O DINHEIRO


Há sempre alguém que repete o famoso dito popular:

“O DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE”

Sim, se olharmos apenas em uma direção, não avaliando outros milhares de aspectos das nossas vidas, a frase até estaria cem por cento correta. Mas se nos atentarmos para as nossas necessidades prementes do dia-a-dia, já a mesma fica quase que sem sentido.
Eu, esse modesto escrevinhador, há muitos anos atrás, [1971, se não me engano] fui com uns amigos à Santos-SP, assistir uma partida de futebol do meu glorioso SANTOS FUTEBOL CLUBE na Vila Belmiro. Quando estávamos passando próximo ao campo da Portuguesa Santista [Estádio Eurico Mursa], vimos escrito no muro do mesmo estádio em letras gigantes [formato garrafais, em grafite], a mesma frase: “O DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE”, porém com um detalhe digno de destaque: logo abaixo, agora em letras comuns e bem menores, escrito essa frase:
MAS ACALMA OS NERVOS.
Elas muito nos chamaram a atenção. Impressionados, daquele momento em diante por mais de duas horas, isto até o início do jogo, ficamos comentando e amigavelmente debatendo sobre as mesmas, uma vez que vimos coerência e relevância nos seus conteúdos. Éramos cinco adultos dentro do carro, todos profissionais de cartório e bem esclarecidos. Cada um tinha uma opinião bem diferente, mas concordando principalmente com a segunda.
Por isso eu pergunto a você meu amigo e caro leitor:
Conheces alguém que ficou, é ou está bravo, irado e nervoso só porque RECEBEU uns R$ 500.000.000,00 de reais ou de dólares de HERANÇA, ou porque ganhou sozinho o prêmio maior da MEGASENA, ou que tenha realizado com sucesso um negócio qualquer, que tenha recebido uma ENDENIZAÇÃO, ou ainda, um desses CREDORES de um dos governos municipal, estadual ou federal, SORTUDOS,
PRIVILEGIADOS e ILUMINADOS QUE CONSEGUIU RECEBER a totalidade de UM PRECATÓRIO do qual É CREDOR?
Certamente que não. Eu particularmente nunca vi e nunca ouvi falar. Às Vezes me deparo com pessoas conversando sobre determinados homens ricos e endinheirados que estão totalmente stressados, não por causa do que possui, mas sim porque é difícil manter-se no mesmo patamar por toda a vida. Existem os que se apegam tanto a sua fortuna que deixam as famílias, suas vidas e tudo o mais, vinte e quatro horas do dia só para administrar seus bens.
Com o propósito de melhor elucidar
esta minha redação, rogando ao Alto a devida permissão, transcrevo aqui uma maravilhosa mensagem recebida pelo médium FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER o nosso queridíssimo CHICO XAVIER, em reunião pública realizada na COMUNIDADE ESPÍRITA CRISTÃ DO GUARUJA, na cidade do Guarujá-SP no dia 30 de março de 1.976 todo o teor do que disse-nos o DR. BEZERRA DE MENEZES:

O DINHEIRO


1] O dinheiro não é luz, mas sustenta a lâmpada.
2] Não é a paz, no entanto, é um companheiro para que se possa obtê-la.
3] Não é calor, contudo, adquire agasalho.
4] Não é o poder da fé, mas alimenta a esperança;
5] Não é amor, entretanto, é capaz de erguer-se por valioso ingrediente na proteção afetiva.
6] Não é tijolo de construção, todavia, assegura as atividades que garantem o progresso.
7] Não é cultura mas apóia o livro,
8] Não é visão, contudo, ampara o encontro de instrumentos que ampliam a capacidade dos olhos.
9] Não é base de cura, no entanto, favorece a aquisição do remédio.
Em suma, o dinheiro associado à consciência tranqüila, alavanca do trabalho e fonte de beneficência, apoio da educação e alicerce da alegria, é uma bênção do Céu que, de modo imediato, nem sempre faz felicidade, mas sempre faz falta. [BEZERRA DE MENEZES].
Acredito que se ficasse aqui escrevendo por mais trinta dias umas quinhentas páginas, não conseguiria sintetizar com tanta propriedade e sabedoria o que nosso irmão maior Bezerra de Menezes nos legou nessa mensagem. Aliás, também nem tenho essa pretensão.
Meu objetivo nesta redação é esclarecer a todos que me preocupo diuturnamente com a falta de compreensão e desumanidade do povo deste planeta que a cada dia que passa mais violento fica. A arte de fabricar armas cada uma mais potente que a outra, fabricar bombas, equipamentos de alta precisão capaz de destruir toda Terra, enriquecimento de urânio, etc. e tal que antes era desenvolvida por um ou dois paises, hoje nos parece tão banal e comum que todos o fazem.
No dia-a-dia das grandes metrópoles de todos os países igualmente vemos as chacinas e mortandades aleatórias, sem a menor preocupação com o ser humano.
Daí o porquê. Posso até estar errado, mas acredito e tenho convicção de que tudo isso se resume numa só frase:
A BUSCA DO DINHEIRO E DO PODER QUE SE FUDEM NUM SÓ.

Por conta do dinheiro e das grandes conquistas o mundo se descamba por caminhos tristes e amargurados. Pior de tudo. Parece-me sem volta.
CLEMENTINO POETA E MÚSICO
Enviado por CLEMENTINO POETA E MÚSICO em 22/08/2010
Reeditado em 30/08/2010
Código do texto: T2452360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.