“A polissemia da leitura”, de Eni Pulcinelli Orlandi

Universidade Federal da Paraíba

Disciplina: Leitura de produção de textos

Professora: Maria Cristina

Universitário: Wilder Santana

* Exercício de reflexão sobre o texto “A polissemia da leitura”, de Eni Pulcinelli Orlandi

→ Resumo de compreensão da apostila

A leitura tem várias posturas e diferenças de significação, tanto na oralidade quanto na escrita. O texto “A polissemia da leitura” aponta justamente para as divergentes formas que podemos depreender do exposto, assim citando suas probabilidades de compreensão. O discurso de reflexão é o embasamento para o início da pesquisa.

Leitura, por exemplo, pode ser vista como atribuição de sentidos, concepção (na leitura do mundo e construção acadêmica), e mais restritamente como sentido de alfabetização. Porém, essa grande capacidade quantitativa de sentidos depende do contexto, tempo e espaço em que é lido, e principalmente a relação autor-leitor-texto.

A questão da legibilidade do texto, como ponte de prática, direciona-nos para a ideia de entendimento de “quem escreveu e quem irá ler o texto”, caso contrário, a ausência de uma boa leitura permite a corrosão da organização dos pensamentos. Como o próprio Eni Orlandi diz, é a natureza da relação que alguém estabelece com o texto que está na base da concretização da legibilidade. E prossegue: a leitura é uma questão de natureza, condições, relação, trabalho, e produção numa só palavra: historicidade. Apenas a objetividade faz com que fique perdida a significância da ação da leitura.

É com isso que tenho leitura como o momento crítico – reflexo da unidade textual e sua realidade significante – para a possibilidade de noção e interação na intertextualidade (relacionando um texto com outros existentes, possíveis ou imaginários, sabendo diferenciar textos científicos de literários) e compreensão de, não só o que se explicita, mas também o que está implícito.

Como afirma a autora, na multiplicidade de sentidos possíveis atribuíveis a um texto há uma determinação histórica que faz com que só alguns sentidos sejam lidos ou não, e esses são os cuidados que autores e leitores devem tomar na construção da leitura e do entendimento.

João Pessoa - PB

2010

Wilder F Santana
Enviado por Wilder F Santana em 16/08/2010
Reeditado em 04/07/2011
Código do texto: T2441528
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.