“A polissemia da leitura”, de Eni Pulcinelli Orlandi
Universidade Federal da Paraíba
Disciplina: Leitura de produção de textos
Professora: Maria Cristina
Universitário: Wilder Santana
* Exercício de reflexão sobre o texto “A polissemia da leitura”, de Eni Pulcinelli Orlandi
→ Resumo de compreensão da apostila
A leitura tem várias posturas e diferenças de significação, tanto na oralidade quanto na escrita. O texto “A polissemia da leitura” aponta justamente para as divergentes formas que podemos depreender do exposto, assim citando suas probabilidades de compreensão. O discurso de reflexão é o embasamento para o início da pesquisa.
Leitura, por exemplo, pode ser vista como atribuição de sentidos, concepção (na leitura do mundo e construção acadêmica), e mais restritamente como sentido de alfabetização. Porém, essa grande capacidade quantitativa de sentidos depende do contexto, tempo e espaço em que é lido, e principalmente a relação autor-leitor-texto.
A questão da legibilidade do texto, como ponte de prática, direciona-nos para a ideia de entendimento de “quem escreveu e quem irá ler o texto”, caso contrário, a ausência de uma boa leitura permite a corrosão da organização dos pensamentos. Como o próprio Eni Orlandi diz, é a natureza da relação que alguém estabelece com o texto que está na base da concretização da legibilidade. E prossegue: a leitura é uma questão de natureza, condições, relação, trabalho, e produção numa só palavra: historicidade. Apenas a objetividade faz com que fique perdida a significância da ação da leitura.
É com isso que tenho leitura como o momento crítico – reflexo da unidade textual e sua realidade significante – para a possibilidade de noção e interação na intertextualidade (relacionando um texto com outros existentes, possíveis ou imaginários, sabendo diferenciar textos científicos de literários) e compreensão de, não só o que se explicita, mas também o que está implícito.
Como afirma a autora, na multiplicidade de sentidos possíveis atribuíveis a um texto há uma determinação histórica que faz com que só alguns sentidos sejam lidos ou não, e esses são os cuidados que autores e leitores devem tomar na construção da leitura e do entendimento.
João Pessoa - PB
2010