"O que é a Felicidade?"*

É um sentimento específico dos seres humanos, algo que não podemos apanhar, mas sim sentir, consistindo no estado emocional de estar bem consigo mesmo e juntamente com as pessoas que acercam. Variando de pessoa a pessoa, pois particularmente de uma forma menos ampla, podemos visualizar que cada ser tem diferentes maneiras de suprir e manifestar este sentimento.

Permitindo ao indivíduo fazer todas as possíveis idealizações que estiver em sua mente, para que possa chegar à conclusão de estar sentindo-se feliz. Porém feliz é aquele que um dia já foi infeliz, como também, para que haja dia para amanhecer é preciso que haja noite para adormecer.

Então, no mundo moderno, podemos dizer simplificadamente que sentimos na maioria das vezes em um amor correspondido, em passar em um concurso, sendo melhor em algo, ou até mesmo ao ganhar um presente desejado.

Tendo como princípio um objetivo real, que vai levar até a satisfação ou não da total felicidade. Um exemplo clarividente disto seria uma criança, que encontra seu beneplácito em apenas um brinquedo.

Já a alegria tem certa diferença com a felicidade, à alegria podemos analisar que é uma felicidade instantânea, tornando reações mais fortes no indivíduo, respectivamente seguidos de gargalhadas ou risos.

Quando estamos felizes, não há apenas uma mudança de nosso humor, percebemos também mudanças de humor nas pessoas ao nosso redor, inclusive a felicidade muitas vezes pode ser considerada contagiante, no bom sentido.

*Tema lecionado a um trabalho relativo à matéria de filosofia.

Leticia de Faria Trindade
Enviado por Leticia de Faria Trindade em 16/08/2009
Reeditado em 16/08/2009
Código do texto: T1757574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.