Dormideiras
Serpentes que não se desenrolam, não se mexem e não se espicham pelos caminhos e galhos de árvores, logo cedo, antes do sol ardente, fatalmente não comem carninha fresquinha, pingando orvalhinho.
Qualquer semelhança com o provérbio lido, é mera coincidência; ou preguicinha de sair do ninho, mesmo.
Em tempo, as melancias são meio arredondadas, esverdeadas por fora, contém sementes e são vermelhas por dentro (por sinal podem ser da mesma família, plantadas e colhidas da mesma cultura) mas não são, exatamente, milimetricamente, antropofagicamente, iguais.
Anatomia:
Após dissecar o cadáver, estou procurando pela anatomia da alma.
Não estudado pela ciência médica, se encontrada, serei laureado com Prêmio Nobel.
Interesse Comum
Reunidos à mesa, quando a questão é investimentos, dinheiro e status, não importa a cor, etnia, classe social, para qual clube de futebol torcem, pois Deus é Uno para todos os interessados na negociação.
E nenhum dos religiosos presentes querem perder, nem empatar um centavo, sequer.
Se Elas pensassem:
Naquela manhã, o vaqueiro não foi trabalhar; e não ir trabalhar, era sinal de demissão. Com o patrão não havia esse negócio de "meu filho tá doente; ou minha sogra ou esposa morreu; ou tomei umas biritas e estou com uma ressaca dos diabos". Não, com Ele não tem o tal "choro, porque me dói". Não foi trabalhar, rua; ou melhor: trilhas! Por àquelas bandas o que menos há é urbanização.
Sentado no todo de madeira, o patrão pitava o tabaco enrolado na palha; e cabisbaixo, olhando o topo do penhasco, pensava: "por Elas existirem, compulsoriamente, podiam descer para tomar o desjejum de sal".
Passando apressado, velocista de desafios da vida, o ciclista provocou: "culpa de Deus por não ter dado inteligência para Elas; portanto, nem deveria lamentar a sorte, pois disse o sábio: "penso, logo existo".
E o apelo filosófico serviu-lhe de puxão-de-orelha; o qual ao levantar a cabeça para o mesmo ponto do cume, tirou os óculos e viu apenas uns pontos coloridos. Repensando, enganou a si, justificando: "deve ser miragem, nada mais".
Em seguida foi tomar café, cuja mesa estava posta pela serviçal da fazenda. Sorte ou não, Ela era moradora da casa; e obviamente, nunca faltava ao compromisso com o patrão.
Da série "a fraqueza humana leva crer que o que é doce para uns, é salamargo para outros".
Síntese:
Os homens estão anos-luz de entenderem e assemelharem-se às minhocas, animal que mais trabalha ambientalmente; em compensação, os homens estão próximo, bem próximo de lixo.
Contudo, uma boa tipagem de lixo é reciclável e reutilizável, ao passo que a maioria dos homens nem deveriam ter sido matéria-prima; portanto, só servem de acúmulo nos aterros sanitários.
Esses, sordidamente, são perdulários, consumidores do capital natural, somente.